CAPS oferece amparo psicossocial
Esta terça-feira, dia 10 de setembro, é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Apesar de o assunto ser divulgado e discutido pelo mês inteiro através da campanha de conscientização do “Setembro Amarelo”, poucas pessoas sabem como e onde buscar ajuda quando se vêem com a saúde mental fragilizada. O apoio da família e amigos é de vital importância no tratamento e recuperação, mas o acompanhamento profissional não pode ser negligenciado. Em Gaspar, a população é amparada pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS.
O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS. O Centro é local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, dependência química e demais sofrimentos emocionais graves e persistentes. Através dos seus serviços, o CAPS tem como objetivo oferecer atendimento à população de forma humanizada, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Em Gaspar, o CAPS dispõe de equipe multiprofissional composta por um coordenador, um clínico geral, um psiquiatra, um enfermeiro, dois técnicos em enfermagem, quatro psicólogos, um assistente social, um terapeuta ocupacional e um profissional responsável pela parte burocrática do centro.
Quando é hora de procurar a ajuda do CAPS?
Se você está em sofrimento emocional intenso e duradouro, estava em tratamento no CAPS de outra cidade e quer continuar, tem pensado em suicídio e tem medo de acabar tentando, já buscou auxílio no Posto de Saúde e orientaram a buscar o CAPS ou sofre com dependência química o CAPS pode te ajudar. Entre em contato pelo telefone 3332-8219 e saiba mais.
Em alusão ao Setembro Amarelo, o CAPS está promovendo diversos enventos que visam conscientizar nossa comunidade a respeito do assunto e trazer a saúde mental para as rodas de conversa, Confira:
– 10 de setembro (terça-feira) – A ESF Figueira promoverá uma roda de conversas com os usuários do território da unidade de saúde. O bate papo contará com a presença do psicólogo e coordenador do CAPS Adão de Souza Moraes e abordará temas referentes à prevenção do suicídio e saúde mental. O encontro acontece na unidade de saúde, às 13h.
– 11 de setembro (quarta-feira) – Com o tema “Saúde Mental e Educação”, o CAPS reunirá coordenadores pedagógicos das escolas municipais para uma roda de conversa, que tem como objetivo informar e conscientizar os profissionais, além de promover a troca de experiências. O encontro acontece às 8h, na sede do CAPS.
– 17 de setembro (terça-feira) – A tarde será animada na Praça Getúlio Vargas, isso porque o Grupo Musical do CAPS se reunirá no local com os outros pacientes dos serviços para diversas atividades. Além de muita música, haverá um bazar de artesanatos fabricados pelos usuários e informações sobre como funciona o Centro de Atenção Psicossocial e os serviços realizados pelo centro no município. O evento é aberto à comunidade e tem início marcado para as 14h.
– 24 de setembro (terça-feira) – Para encerramento do Setembro Amarelo no município, será realizada a elaboração de Protocolo de Prevenção Municipal de Suicídio. A criação do protocolo contará com o apoio de Jorge Fernando Borges de Moraes. O profissional é coordenador de saúde mental no município de Blumenau e ajudou a cidade na implantação do protocolo que está em vigor desde março do último ano. O encontro acontece no auditório da Prefeitura de Gaspar, às 9h.
Saúde mental é assunto sério. Você não está sozinho! Procure ajuda.