Vacinação da Febre Amarela acontece neste sábado (21)
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que neste sábado, dia 21, a Estratégia Saúde da Família Vereador José Bonetti “Nino”, no bairro Gasparinho, e Unidade Avançada de Saúde Alto Gasparinho estarão com atendimento especial para a vacinação.
Na UAS Alto Gasparinho o atendimento acontece das 8h e segue até as 11h. Como a unidade não conta com sala de vacinação, somente doses contra a febre amarela serão disponibilizadas para a comunidade. Já a ESF Vereador José Bonetti “Nino” atenderá das 13h às 16h. Além da imunização contra a febre amarela, a unidade atuará também na atualização do esquema vacinal.
Todos os moradores de Gaspar, com mais de nove meses de idade e que ainda não estão vacinados, devem procurar as unidades de saúde para se imunizar. Uma dose é o suficiente para que a pessoa esteja protegida para toda a vida.
O secretário de saúde, José Carlos de Carvalho Júnior, reforça a importância da vacinação. “Nossa cidade está localizada em área de risco, por conter muitas localidades de mata. Então peço para que a comunidade se vacine, vacine seus filhos e, em caso de sintomas da doença, procure atendimento imediato”, explica.
O alerta também é feito pelo coordenador da Atenção Básica, Arnaldo Munhoz. “É imprescindível que todos sejam vacinados contra febre amarela, pois, de acordo com informações da Secretaria do Estado de Saúde de Santa Catarina, é provável que tenhamos casos de Febre Amarela na região a partir de novembro”, destaca.
No último sábado, dia 14, outras duas unidades de saúde também abriram suas portas e atenderam a comunidade. A Estratégia de Saúde da Família Margem Esquerda l, que realizou 32 testes rápidos e aplicou 114 vacinas, sendo 81 delas de Febre Amarela, e Belchior, que aplicou 57 vacinas, sendo 44 de Febre Amarela.
Gaspar já vem reforçando ações no combate à patologia e o atendimento em horários diferenciados nas unidades de saúde tem como objetivo ampliar o acesso dos usuários ao serviço de imunização, tendo em vista a atual situação da Febre Amarela no estado de Santa Catarina.
Febre Amarela em Santa Catarina
Informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina
Até o momento, o Estado já registrou duas mortes por conta da doença. A primeira foi no dia 28 de março deste ano, um homem de 36 anos, da localidade de Pirabeiraba, em Joinville, sem registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), e a outra, registrada no final de junho, um homem de 40 anos, residente de Itaiópolis, também no Norte do Estado e sem registro de vacina.
Além disso, Santa Catarina já tem o registro de cinco mortes de macacos por febre amarela, localizados nos seguintes municípios: Garuva (1), Indaial (1), Jaraguá do Sul (1) e Joinville (2).
Imunização em Gaspar
O imuno está disponível em todas as Salas de Vacinação do município, que atendem diariamente das 8h às 12h, e das 13h às 16h.
– ESF Figueira (Rua Rio Negrinho, s/n, Figueira)
– ESF Bela Vista (Rua Adriano Kormann, 700, Térreo, Bela Vista)
– ESF Coloninha (Prefeito Leopoldo Schramm, 250, Coloninha)
– ESF Centro (Rua Augusto Beduschi, 130, Centro)
– ESF Gaspar Grande (Rua José Anastácio da Silva, s/n, Gaspar Grande)
– ESF Sete de Setembro (Rua Arnoldo Bernardino de Souza, 75, Sete de Setembro)
– ESF Santa Terezinha (Rua Jacob Junkes, s/n, Santa Terezinha)
– ESF Barracão (Rua João Barbieri, 143, Barracão)
– ESF Belchior (Rua Germano Tillmann, 100, Belchior)
– ESF WaltrudesBósio (Margem Esquerda I) (Rua Pedro Simon, s/n, Margem Esquerda)
– ESF Margem Esquerda II (Rua Projetada 04 do Loteamento Jardim das Arábias, 136, acesso pela Rua Rodolfo Muller, Margem Esquerda)
– ESF Vereador José Bonetti “Nino” (Gasparinho Quadro) Rua Fênix, 130, Gasparinho
– ESF Poço Grande (Rua Renato Manoel Peixoto, s/nº, Poço Grande)
Mais informações: Secretaria de Saúde – 3703.3700