Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar completa 30 anos
Poucos dias antes da cidade inteira se colorir para dar as boas vindas ao Outubro Rosa a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar comemora seus 30 anos. Hoje, três décadas depois, cerca de 400 atendimentos são prestados mensalmente para o público feminino de Gaspar e de cidades vizinhas. No município, a entidade oferece coleta de preventivo, exames clínicos das mamas, essenciais na prevenção e diagnóstico do câncer, além do apoio psicológico e fisioterápico para as mulheres que já passaram pela mastectomia.
As voluntárias iniciaram os trabalhos em Gaspar em julho de 1989, realizando serviços ambulatoriais e de apoios às mulheres em internação no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Incentivadas pelas voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, realizaram uma palestra sobre a saúde da mulher, com o objetivo de conscientizar o público sobre o câncer ginecológico. Diversas reuniões foram sendo feitas até que em setembro, há 30 anos, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar foi oficialmente fundada, contando com 13 voluntárias fundadoras no time.
A Secretaria de Saúde realiza o repasse de R$30 mil anuais, pago em dez parcelas no decorrer do ano, para a manutenção dos serviços e da estrutura física da Rede. A Prefeitura de Gaspar agradece por todo o serviço que a Rede Feminina de Combate ao Câncer tem feito pelas mulheres do nosso município e região nesses 30 anos de cuidados e conscientização.
A sede da RFCC fica na Rua Industrial José Beduschi, no centro da cidade. Para maiores informações, o contato pode ser feito pelo telefone (47) 3332-0699.