Prevenção e conscientização têm cor rosa no mês de outubro

 

 

 

   Em outubro, Gaspar fica cor de rosa. A cor aparece nos laços, que simbolizam o movimento, e nas campanhas de prevenção e conscientização, comuns no décimo mês do ano, o Outubro Rosa: o mês de conscientização e combate ao câncer de mama. Com uma programação especial, o Outubro Rosa em Gaspar é voltado para alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, sendo também um momento para disseminar dados preventivos e ressaltar a importância de um olhar mais atento à saúde da mulher.

   As campanhas de prevenção sobre a doença, que é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, tiveram seu início nos Estados Unidos, em 1997, e serviram de encorajamento ao público para conhecer melhor o tipo de câncer que afeta mais de 59 mil mulheres em todo o Brasil, segundo dado divulgado em 2018 pelo Instituto Nacional de Câncer – INCA.

   Em Santa Catarina foram registrados 2.190 casos em 2019, segundo o INCA. Porém, o que mais preocupa e alarma as autoridades é o aumento de casos de mortes pela doença no Estado. De acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM, houve um crescimento de 158% nas mortes por tumores malignos de mama em Santa Catarina nos últimos 20 anos. Esses dados servem de alerta para a população e fazem com que as campanhas de prevenção ganhem força em todo o Brasil. Conforme dados coletados pelo Instituto Oncoguia, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm maior possibilidade de cura.

   A conscientização e a prevenção contra o câncer de mama é sempre a melhor forma de reduzir os riscos trazidos pela doença. A recomendação, segundo o Ministério da Saúde, é para que mulheres de 50 a 69 anos façam a realização da mamografia de rastreamento, exame feito quando há sinais e nem sintomas da doença e após essa idade realizar a mamografia a cada um ano.

   Em Gaspar, desde 2018 os exames de mamografia são realizados na Clínica Radiológica Imagem, no Bairro Centro. Atualmente a Secretaria de Saúde mantêm o convênio com a clínica da cidade e garante que o tempo de espera para a realização do mesmo seja de, no máximo, 30 dias. Para fazer o exame, basta procurar a unidade de saúde, que fará o encaminhamento. Além disso, a Prefeitura de Gaspar também apoia financeiramente ações da Rede Feminina de Combate ao Câncer com repasse de R$30 mil ao ano. Além dos exames feitos em qualquer época do ano, em outubro, as unidades de saúde do município estarão ainda mais cor de rosa. 

Confira a programação da Secretaria de Saúde para o mês de outubro:

5 de outubro, sábado – As unidades de saúde Belchior, Margem Esquerda, Margem Esquerda II, Centro, Barracão, Santa Terezinha, Poço Grande, Bela Vista, Jardim Primavera, Figueira, Sete de Setembro, Coloninha e Vereador José Bonetti “Nino”, localizada no Gasparinho, estarão abertas das 8h às 15h para a realização de exames preventivos e câncer de mama e de colo de útero, vacinação da febre amarela e sarampo.

19 de outubro, sábadoAlém do Dia D da vacinação contra o sarampo, as unidades de saúde Belchior, Margem Esquerda, Barracão, Santa Terezinha, Sete de Setembro e Coloninha também realizarão o exame preventivo de câncer de colo de útero.

Além de atendimento nos sábados citados, a ESF Gaspar Grande atenderá todas as terças-feiras do mês (dias 01, 08, 15, 22 e 29), das 16h às 19h, realizando coleta do preventivo de colo de útero e exames das mamas.

Mais informações: Secretaria de Saúde – 3703.3700