Instituto Santé assume administração do Hospital de Gaspar
O Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro conta com nova administração. Na manhã desta terça-feira, dia 10, a Prefeitura de Gaspar assinou o contrato que firma a parceria com o Instituto Santé, empresa que passa a gerenciar a casa de saúde. Desde setembro do último ano o hospital estava sob os cuidados da Comissão Interventora, composta por profissionais da saúde e por servidores municipais, e que continuará à disposição para auxiliar de forma consultiva e fiscalizadora.
O presidente do Instituto Santé, Tércio Kasten, afirmou durante a entrevista coletiva concedida a imprensa também nesta terça-feira que o Hospital de Gaspar tem potencial para se tornar referência na região. “O Hospital está localizado em uma região estratégica de Santa Catarina, com municípios importantes no entorno. Acredito que Gaspar tem condições e potencial se tornar referência e exemplo em atendimento hospitalar nesse complexo”, disse.
O novo gestor, que já inicia os trabalhos nesta terça-feira, será o especialista em administração hospitalar Claudio Marmentini. “Neste primeiro mês, trabalharemos focados em conhecer mais o hospital. Faremos um diagnóstico de todas as áreas da instituição, para dar encaminhamento às ações necessárias”, conta o profissional sobre os primeiros passos que serão tomados pela empresa. “Nossa ação prioritária é aprimorar os serviços prestados, principalmente no pronto atendimento, onde se realiza, em média, 4500 atendimentos por mês”, explica.
Para o Prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, a vinda do Instituto Santé para o hospiotal significa dar continuidade ao trabalho de aprimoramento nos serviços de saúde. “O Hospital é um assunto delicado. Do ponto de vista administrativo e operacional, é como uma empresa, que funciona dias por semana e 24 horas por dia. E é evidente que isso traz um desafio bastante grande. Já dobramos o número de médicos, recuperamos o certificado de filantropia, o alvará sanitário e implantamos um laboratório de análises clínicas, adquirimos uma torre de vídeo para cirurgias e reformamos a maternidade. Agora queremos aprimorar ainda mais os atendimentos, principal no pronto-socorro”, ressalta. “O Instituto Santé é uma empresa que tem uma experiência e expertise muito grande na área, não é apenas um novo administrador, é uma nova equipe muito qualificada que passará a nos dar suporte”, finaliza Wan-Dall.
Sobre o Santé
O Hospital de Gaspar é a sétima unidade hospitalar de Santa Catarina que conta com a gestão do Instituto Santé. Com reconhecido incentivo pela busca de excelência na gestão, a empresa possui uma equipe técnica multidisciplinar e especializada no setor saúde. Os consultores nas mais diversas áreas como: administração, farmácia bioquímica, contabilidade, direito, medicina, contando ainda com o auxílio de parceiros para execução de cursos ou serviços técnicos, garantem uma construção na gestão com resultados positivos. O Santé também desenvolve programas e cursos voltados a questões técnicas e de gestão de estabelecimentos de saúde, garantindo o conhecimento necessário para a adequada prestação de serviços.
Campo Alegre, Rio Negrinho, São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guaramirim, e agora Gaspar, fazem parte da lista de hospitais com gestão Santé.
Sobre o Hospital de Gaspar
Desde 2017, o Hospital de Gaspar passou por diversas intervenções no intuito de aprimorar os atendimentos aos gasparenses. Em maio de 2018 o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro reconquistou sua certificação como entidade filantrópica e desde então passou a receber isenção de impostos e outros benefícios. A Portaria nº 590 do Diário Oficial da União, possibilitou o recebimento do alvará sanitário, que o tornou legalizado e possibilitou os novos movimentos políticos e jurídicos que levaram à certificação de filantropia. A Portaria tem duração de três anos. Com isso, o Hospital passou a ser isento de diversas taxas federais.
Mais médicos foram contratados para o pronto atendimento, passando de um plantonista para quatro, sendo dois 24 horas e dois 12 horas presenciais e 12 horas de sobreaviso. Foi implantado um laboratório de análises clínicas e a maternidade foi totalmente reformada através da doação do empresário Osvaldo Schneider. Foram adquiridos novos equipamentos cirúrgicos, como uma torre para cirurgias de vídeo no valor de quase R$400 mil. Atualmente, a Prefeitura repassa cerca de R$ 700 mil por mês para o Hospital de Gaspar.