Gaspar aplica medidas contra o Coronavírus-COVID-19

A Prefeitura de Gaspar segue orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado. As medidas de prevenção à proliferação ao Coronavírus serão implantadas a partir desta segunda-feira, dia 16. Atividades envolvendo grupos de idosos deverão ser suspensas e eventos de grande aglomeração de pessoas devem seguir as recomendações estabelecidas.

Na última quarta-feira, dia 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Coronavírus no mundo. Até o momento (15), Gaspar não conta com nenhum caso suspeito ou confirmado. Santa Catarina tem 5 casos confirmados, 85 casos suspeitos e 39 casos descartados. O Dr. Ricardo Freitas, diretor técnico do Hospital de Gaspar e médico infectologista, afirma que não há necessidade de alarde, a orientação é de que todos tomem as medidas preventivas e os idosos em especial, a orientação é que os cuidados sejam redobrados. O Dr. Ricardo informa que para os idosos, ou pessoas com doenças crônicas o Coronavírus é mais preocupante. Ele explica que a letalidade do vírus é baixa, mas que o número sobe em idosos e pessoas com doenças crônicas.

O prefeito Kleber Wan-Dall, junto de um comitê interdisciplinar se reuniu e definiu as ações de prevenção ao COVID-19 através de um decreto, que entra em vigor a partir do dia 16. O calendário de comemoração ao aniversário de Gaspar foi adiado, assim como ficarão suspensas atividades da Terceira Idade oferecidas pela Prefeitura por tempo indeterminado, incluindo grupos, gincanas, jogos, hidroginástica e faculdade da maturidade. A Prefeitura de Gaspar afirma que é uma medida de precaução e o objetivo é evitar o possível contato dos idosos com o vírus.

O decreto prevê ainda medidas de prevenção quanto a eventos públicos, de massa, locais de grande circulação de pessoas, serviços de alimentação, lazer e entretenimento. As aulas nos CDI’s e Escolas serão mantidas. A Prefeitura de Gaspar também já se prepara para disponibilizar em todos os locais de atendimento ao público meios de higienização e cartazes informativos e recomenda que comércios e estabelecimentos em geral façam o mesmo. A equipe do Procon também está atenta para casos de abuso na venda de materiais que auxiliam o combate ao vírus.

A partir do dia 18, a Unidade de Saúde Central será referência para problemas respiratórios. Pessoas que apresentarem quaisquer sintomas devem permanecer em casa. Quem se enquadra no grupo de risco, ou em caso de agravamento dos sintomas, pode também procurar o Hospital de Gaspar. Em caso de dúvidas, qualquer cidadão pode entrar em contato pelo telefone 136 ou pelo aplicativo do Ministério da Saúde. Ações como higienização das mãos e etiqueta respiratória são indispensáveis.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, além de evitar locais com aglomero de pessoas, as medidas de prevenção são:
– lavar as mãos com água e sabão com frequência ou utilizar álcool em gel
– evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
– evitar contato próximo com pessoas doentes
– ficar em casa quando estiver doente
– cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo
– limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
O consumo de produtos de origem animal crua ou mal cozida deve ser evitado. Carne crua, leite ou órgãos de animais devem ser manuseados com cuidado, para evitar a contaminação cruzada com alimentos não cozidos, conforme boas práticas de segurança alimentar.

Coronavírus

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Formas de Transmissão

O novo coronavírus é capaz de infectar humanos e pode ser transmitido de pessoa a pessoa por gotículas respiratórias, por meio de tosse ou espirro, pelo toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido então de contato com a boca, nariz ou olhos.

Sintomas

Febre, tosse, dificuldade para respirar.

Tratamento

Os cuidados serão realizados pela equipe de saúde de acordo com a gravidade do caso.
Em Gaspar, um paciente deu entrada na casa de saúde no final da tarde da última quarta-feira, dia 11, e apresentava problemas respiratórios. Ele também esteve recentemente em viagem ao Rio de Janeiro. Devido a esses fatores, o paciente foi colocado em isolamento e encaminhado para exames para eliminar a suspeita de Coronavírus. Foi identificado que o paciente sofre de doença respiratória crônica e a DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemilógica) já descartou a suspeita do vírus.