Saiba como funcionam as unidades de saúde durante a quarentena
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que todas as unidades de saúde do município atendem sintomáticos respiratórios e demais demandas. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. A exceção se aplica a ESF Centro, que atenderá SOMENTE pacientes com sintomas respiratórios, como tosse, febre, espirros, coriza, etc. A unidade funcionará todos os dias, inclusive final de semana e sem fechar para o almoço, das 7h30 às 16h30.
Moradores do bairro Centro que necessitarem de atendimento que não sejam relacionados a sintomas respiratórios, como curativos, retiradas de pontos, entrega de medicações e demais serviços deverão se dirigir a partir dessa sexta-feira, dia 20, até o terceiro andar da Policlínica Municipal, localizada na Avenida Olga Wehmuth, 151, no bairro Sete de Setembro, para atendimento. O horário de funcionamento será das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.
Em caso de dúvidas, qualquer cidadão pode entrar em contato pelo telefone 136 ou pelo aplicativo do Ministério da Saúde. Ações como higienização das mãos e etiqueta respiratória são indispensáveis.
Atendimento médicos e odontológico em caráter de urgência
Os atendimentos em caráter de emergência continuam nas unidades do bairros, exceto Centro, com atendimento das 7h30 às 12h e das 13h à 16h30. Os dentistas também atendem somente emergências odontológicas.
Hospital
Pacientes com sintomas respiratórios, pulmonares, que possam se enquadrar nos critérios de gripe ou Coronavírus, NÃO devem procurar os hospitais. Essa é uma orientação da Organização Mundial da Saúde – OMS, do Ministério da Saúde e demais órgãos de saúde. A ida ao pronto-atendimento pode colocar em risco a contaminação de outros pacientes que estão com saúde debilitada e com sintomas de outras doenças. Por isso, devem ser encaminhados para a unidade de referência.
Também para minimizar o risco de contágio de pacientes internados, o Hospital Nossa Senhora Perpétuo Socorro (Hospital de Gaspar) limitou as visitas. Será permitido apenas um acompanhante para pacientes menores de 18 anos e acima de 60 e a troca só poderá ser feita uma vez ao dia, conforme horário especificado na recepção. As demais visitas estão suspensas para preservar os pacientes.
Ainda seguindo a recomendação do Governo do Estado, o Hospital de Gaspar irá suspender as cirurgias eletivas. Os casos poderão ser reavaliados, porém, essa uma decisão que via a economia de insumos, mediante a crise junto aos fornecedores de materiais médico-hospitalares.