Hospital de Gaspar prioriza atendimento de urgência e emergência
Com o aumento exponencial do número de infectados pelo Covid-19 no município nas últimas semanas, o Hospital de Gaspar reforça que atende prioritariamente casos de urgência e emergência (quadros graves) no seu Pronto Atendimento. O atendimento dos pacientes com sintomas leves de Covid-19 e/ou com outras patologias que não são consideradas urgentes devem procurar o atendimento na rede pública, nos postos de saúde ou no centro de triagem para Covid-19 (no Ginásio João dos Santos).
Com 100% dos leitos de UTI e leitos clínicos direcionados ao atendimento de Covid, o Hospital de Gaspar está trabalhando no limite da capacidade de sua equipe profissional. “Nossos profissionais estão focados na luta contra o Covid-19 e em salvar vidas. Por isso, é tão importante o apoio da população neste momento, seguindo as orientações dos órgãos de saúde e procurando atendimento no local mais adequado”, reforça Claudio Marmentini, diretor administrativo do Hospital.
Além do concentrar o esforço técnico da equipe na guerra contra o Covid-19, a priorização de casos de urgência e emergência também é uma forma de preservar a saúde da população que não teve contato com o vírus. “Se a pessoa se desloca até o nosso pronto socorro com um quadro leve, ela pode acabar infectada pelo Covid-19, gerando um risco muito maior para a vida dela. Hospitais são locais de grande contaminação de Covid-19 por razões óbvias, não a toa, parte da nossa equipe médica e de enfermagem teve que se afastar por suspeita ou após contrair o Covid-19”, explica Marmentini.
Nas últimas semanas notou-se um aumento considerável no número de pacientes com sintomas de Covid 19. Este aumento é sentido principalmente no Pronto Atendimento. “Os gasparenses precisam entender que nós, profissionais da saúde do Hospital de Gaspar, estamos nos doando totalmente nesta luta, mas não podemos enfrentar essa batalha sozinhos. Contamos com a colaboração de todos, para juntos, conseguir superar esse momento difícil com o maior número de vidas salvas possíveis”, conclui Claudio Marmentini.
Cirurgias eletivas canceladas
Desde que o número de casos de Covid-19 começou a subir, o Hospital de Gaspar cancelou todas as cirurgias eletivas, realizando apenas aquelas que são necessárias para preservar a saúde dos pacientes. O setor de maternidade também continua funcionando com uma equipe que trabalha dedicada e isolada para essa função, sem contato com os setores de Covid-19. Todas as medidas tomadas até o momento seguem as orientações dos órgãos de saúde e do Ministério da Saúde.