Centro de Triagem de Gaspar atende de segunda a sexta-feira
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o Centro de Triagem no Ginásio João dos Santos a partir deste sábado, dia 05, estará fechado nos finais de semana. A medida foi tomada por conta da diminuição considerável da procura por atendimento nos finais de semana. O Centro de Triagem continua aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, inclusive nesta segunda-feira, dia 07, feriado nacional.
O Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro será a referência no atendimento nos finais de semana e pode absorver essa demanda. No hospital a equipe com dois médicos de plantão, enfermeiros e técnicos de enfermagem irão suprir os atendimentos antes direcionados ao Centro de Triagem nos finais de semana.
No primeiro final de semana de atendimento no João dos Santos, dias 18 3 19 de Julho, foram 262 pessoas acolhidas na estrutura, uma média quase 11 atendimentos por hora. Neste último, dias 19 e 30 de Agosto, foram 31 pessoas, mesmo com o horário já reduzido, a média foi de menos de 2 atendimentos por hora.
A Secretaria de Saúde reforça que esta demanda pode ser atendida pelo Hospital de Gaspar sem prejuízo aos outros atendimentos da casa de saúde. Além de continuar garantindo o atendimento à população, a medida possibilita mais um período de descanso para os profissionais de saúde que estão trabalhando incansavelmente durante a pandemia e também responsabilidade com os recursos públicos.
Mesmo com a diminuição de casos e atendimentos diários, o Centro de Triagem continua aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Com uma estrutura completa conta com tiragem, consultórios médicos, farmácia, sala para coleta de exames, sala de observação para atendimento de sintomas agravados e ambulância. O ambiente é coberto, com ventilação adequada, cadeiras com distanciamento, banheiros e estacionamento.
Exames
Existem três métodos, de acordo com o protocolo de saúde, para determinar se o paciente está com o COVID-19:
• PCR: O teste PCR/Swab deve ser feito entre o terceiro e o sétimo dia do primeiro sintoma e coleta a mucosa do nariz e da boca, é enviado para o laboratório e determina se a pessoa está com vírus ativo.
• Teste Rápido: o teste rápido/sorológico deve ser feito após o sétimo dia do primeiro sintoma, o resultado sai em 20 minutos e aponta se a pessoa já teve contato com vírus e já produz anticorpos.
• Critério Clínico Epidemiológico: Também existe o Critério Clínico Epidemiológico, onde o médico pode considerar o caso confirmado, mesmo sem exame, de acordo com a avaliação, se o paciente apresenta determinados sintomas e tem contato constante ou convive com uma pessoa que já testou positivo.
Tratamento
Gaspar segue o protocolo médico para o tratamento do coronavírus e a prescrição de medicamentos conforme os sintomas, o período de manifestação dos sintomas e a situação clínica do paciente. O médico é soberano na prescrição de receitas. Entre os medicamentos que estão sendo prescritos no tratamento de casos suspeitos ou confirmados do COVID-19 estão: azitromicina, amoxicilina+clavulanato, prednisona, paracetamol, dipirona, dramim, plasil, buscopam, salbutamol, oseltamivir, cloroquina, entre outros. Alguns medicamentos são contraindicados para determinados pacientes e só podem ser prescritos mediante outros exames.