Hospital de Gaspar dispõem de hemodiálise para pacientes na UTI

O Hospital de Gaspar está em constante aperfeiçoamento. Além das melhorias no espaço físico e da ampliação da oferta de exames de diagnóstico por imagem, com o novo equipamento de tomografia computadorizada, o hospital passou a oferecer o tratamento de hemodiálise para pacientes internados na UTI-COVID. Com mais essa conquista, agora os gasparenses ganham mais um aliado na luta contra a pandemia.
O enfermeiro Leonardo dos Santos, coordenador da UTI, explica que o tratamento de hemodiálise vem cada vez mais sendo necessário na luta contra o COVID-19. “Os pacientes internados com o quadro grave da doença podem desenvolver insuficiência renal aguda. O que pode acarretar sobrecarga do organismo. Com a hemodiálise conseguimos dar uma assistência melhor a eles”, afirma.

O processo de filtragem do sangue auxilia na recuperação do paciente uma vez que elimina toxinas que o corpo não conseguia expelir de forma natural. “Acredito que um dos benefícios é o paciente não necessitar ser transferido para receber o tratamento, ajudando na recuperação”, completa Leonardo. O Hospital de Gaspar conta com uma equipe médica especializada além de um enfermeiro capacitado para realizar o processo.

O diretor administrativo do Hospital de Gaspar, Claudio Marmentini, ressalta o esforço da administração para garantir o serviço. “Trabalhamos muito para ter o serviço no nosso hospital desde a implantação da uti. Porém, com o surto da doença, a demanda aumentou, fazendo com que a oferta de médicos especialistas e de equipamentos não fossem suficiente para atender a todos”, revela.

A administração do hospital conseguiu fechar um acordo com a Associação Renal Vida, de Blumenau. “Após longa negociação conseguimos contratar o serviço junto a Renal Vida. O contrato garante o serviço de uma equipe médica para nossa UTI. É uma forma de resguardar nossos pacientes e entregar um tratamento ainda mais qualificado”, finaliza Claudio.

Hemodiálise
A Sociedade Brasileira de Nefrologia define a hemodiálise como um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.