Profissionais de unidades de saúde de Gaspar são remanejados para atendimento ao COVID-19

A Prefeitura de Gaspar, através do Sistema de Comando em Operações da COVID-19, informa que, para suprir a demanda de atendimento à população, equipes de saúde deverão ser remanejadas das unidades básicas para o Centro de Triagem e para o Hospital de Gaspar. O Centro de Triagem no Ginásio Prefeito João dos Santos passa a atender, a partir do dia 8 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30 e aos sábados e feriados das 8h às 17h.

Com uma média de 200 a 250 atendimentos por dias, o Centro de Triagem (CT) terá o horário estendido para garantir o acolhimento de pessoas com sintomas. Hoje, ao chegar no CT a pessoa com sintomas passa pela triagem e é encaminhada diretamente para a coleta e exame, que é determinado de acordo com o quadro do paciente. Se for indicado para o teste antígeno, o resultado sai em até 20 minutos e a pessoa já passa pelo médico e recebe todos os encaminhamentos como termo de isolamento, tratamento e outras orientações.

O Hospital de Gaspar também tem percebido aumento na procura por atendimentos de pessoas com sintomas mais graves. Com os 10 leitos de UTI ocupados, mais 10 sendo implantados e mais 8 pacientes com COVID-19 internados em leitos clínicos e ainda a demanda de urgência e emergência, a necessidade de profissionais também aumenta.

Para conseguir atender as urgências do Centro de Triagem e do Hospital de Gaspar, a Secretaria de Saúde implanta um plano de contingência para remanejar profissionais da rede. As equipes das unidades básicas que se dispuserem à auxiliar nesse momento de crise serão relocadas. “Com isso, pedimos também a colaboração da população para que procurem as unidades básicas em caso de necessidade. Consultas de rotina que puderem aguardar, pedimos que aguardem a crise passar para evitar um colapso ainda maior no nosso sistema”, reforça a secretária de saúde Silvania Janoello dos Santos.

 

LEITOS DE UTI

Os leitos de UTI, tanto de Gaspar quanto de outros municípios, são controlados pelo Governo do Estado através de um sistema em que não há como interferir. A regulação segue uma fila e diversos critérios, por isso, não há garantia de quem ocupará quaisquer leitos vagos.

O Hospital de Gaspar começou a receber os equipamentos para montagem dos 10 novos leitos de UTI-COVID. Parte do material já está disponível enquanto o restante dos equipamentos deve chegar até sexta-feira (05). Previsão é para que os primeiros leitos da nova Uti estejam em funcionamento ainda nesta semana.

Para a diretora administrativa do Hospital de Gaspar, Fabiana Massari, o momento é de foco na montagem dos leitos e na contratação da equipe profissional. “Queremos entregar os primeiros dois leitos de UTI ainda nesta sexta-feira e, até meio do mês estar com os 10 novos leitos ativos. O processo da contratação de equipamentos e profissionais segue um cronograma apertado, mas com apenas 5 dias vencemos vários obstáculos o que mostra a seriedade que estamos trabalhando para atender a comunidade”, destacou Fabiana.

A Ala Francisco Mastella, que recebera a nova UTI-COVID, também passar por adequações e reformas para se adequar a necessidade de uma unidade de terapia intensiva. Todos os custos para a implantação da nova UTI estão sendo pago com recursos da Prefeitura enquanto o Estado irá arcar com os valores para a manutenção do atendimento.