Gaspar volta para o nível gravíssimo no mapa de risco da Covid-19
Neste final de semana o Governo do Estado de Santa Catarina divulgou uma nova matriz de risco potencial. A região do Médio Vale, que inclui Gaspar, voltou ao risco Gravíssimo, que aponta um agravamento na pandemia. Mesmo com a diminuição dos casos ativos no município e na região, o índice de capacidade de atenção, que mede a ocupação de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), segue em níveis de alerta máximo. De acordo com o último boletim da Covid-19 de Gaspar, dos 20 leitos de UTI, 17 estavam ocupados.
Na sexta-feira, dia 30, o Governo Estadual publicou o novo decreto nº 1.267, que flexibiliza algumas regras de enfrentamento à Covid-19. Foram liberadas atividades que estavam proibidas, como o funcionamento de casas noturnas e eventos. As autorizações dependem da classificação da região no mapa de risco.
No caso do Médio Vale do Itajaí, onde Gaspar está situada, as restrições apontam que o transporte coletivo municipal e intermunicipal pode funcionar com lotação de 50% da capacidade do veículo. Restaurantes, bares lanchonetes e afins podem funcionar das 6h às 23h. É proibido o atendimento ao público das 23h às 6h, com exceção dos serviços essenciais.
Além disso, as casas noturnas, boates, casas de shows, pubs e afins podem usar o espaço do salão para eventos, com limite de ocupação de até 100 pessoas e pode abrir das 6h às 23h. O funcionamento deve respeitar a portaria número 455/2021.
Eventos sociais, como casamentos, aniversários e formaturas, podem acontecer das 6h às 23h, porém, é necessário respeitar as regras da portaria número 455/2021, que possui regras de distanciamento e sanitárias. O decreto também prevê a proibição da venda de bebidas alcoólicas para consumo próprio no estabelecimento entre 23h e 6h.
O decreto pode ser acessado através do link: https://www.sc.gov.br/images/Secom_Noticias/Documentos/decreto30042021.pdf
E a portaria: https://www.sc.gov.br/images/Secom_Noticias/Documentos/Portaria_455.pdf