MUDAS CULTIVADAS POR CRIANÇAS DO CENTRO EDUCATIVO EMBELEZAM PRAÇA DO CENTRO E SUPREM CONSUMO

Preocupado em fazer dos jovens agentes ambientais conscientes e preocupados no cultivo e preservação do meio ambiente, o Centro Educativo Maria Hendricks iniciou à poucos meses a oficina   %u201CPlantando Vida%u201D.


Compondo a grade curricular do Centro, que já conta com a execução de aproximadamente 18 oficinas educativas, como a de Informática, Pedagógica, Literatura, Dança, Casa do Brinquedo, Recreação, Caratê, Futebol, Artes, Higiene e Saúde, a nova Oficina ensina as crianças a cultivar e conservar a terra.


Os trabalhos são desenvolvidos no próprio Centro Educativo que detém um espaço destinado exclusivamente à horta e à estufa de flores. Em ambos os espaços as crianças aprendem na prática desde a maneira de semear, até o processo de cultivo de mudas e plantio nos canteiros.


O objetivo da oficina é trabalhar a conscientização, aprendizado, estimular a disposição para o trabalho, inclusive em grupo, e eliminar conflitos. Além de ter alcançado as metas, o Centro Educativo, através da oficina aplicada durante a manhã e à tarde, conseguiu suprir o próprio consumo de hortaliças e renovar os canteiros de flores.


Com a estufa, as mudas que antes eram adquiridas de agentes externos, passaram a ser produzidas pelos próprios alunos, sob a supervisão da instrutora Roseli Kohler e do zelador. Agora, cenoura, beterraba, vagem, alface, morango, beterraba, espinafre, salsa, cebolinha, orégano, entre outros, produzidos de forma totalmente orgânica, livre de agrotóxicos, sai da horta direto para a alimentação fornecida pelo Centro Educativo aos alunos.


Já as flores, além de dar cara nova ao Centro, também embelezam a Praça Getúlio Vargas, que teve as plantas renovadas esta semana. No local, foram plantadas aproximadamente 240 mudas de tagetes e cravinas que saíram da estufa diretamente para os canteiros. As flores compõem a primeira remessa de mudas cultivadas pelas crianças no Centro. %u201CÉ surpreendente perceber o quanto elas gostam de mexer na terra, acompanhar o desenvolvimento das plantas e ter essa vivência extra classe. Aqui elas aprendem como semear, conservar as plantas na estufa, adubar, colocar no saquinho, plantar no canteiro, manter a limpeza e conservar a terra%u201D, diz a instrutora Roseli Kohler.


O mesmo trabalho desenvolvido na Praça Getúlio Vargas será aplicado na antiga Praça do Papai Noel, localizada próxima ao Centro Educativo, no bairro Sete de Setembro. Para o local estão sendo preparadas mudas de tagete e porcelana que deverão ser plantadas na semana da primavera. Futuramente o Centro Educativo pretende ampliar a estufa para poder fornecer mudas de flores também para as escolas e CDIs. Quem também está no aguardo de uma nova remessa é a Unidade de Saúde do Centro. %u201CÉ uma satisfação percebermos a aceitação da Oficina, fruto dos resultados positivos e da dedicação empenhados%u201D, comemora Roseli.