NOVO PÓLO DA EJA COMPLETARÁ ESTUDOS DOS INTERNOS DE CENTRO DE RECUPERAÇÂO
Incentivando e dando condições para que jovens e adultos completem os estudos escolares em Gaspar, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estendeu suas atividades, este mês, a mais uma casa assistencial. O novo pólo educativo, localizado no bairro Arraial, atenderá os internos da Casa de Recuperação Novo Rumo.
Instaurado a pedido dos próprios internos e dirigentes da Casa, a abertura oficial do novo pólo da EJA aconteceu na tarde de sexta-feira, 25/08. De acordo com a irmã Irma Istelina Zimath, voluntária da Casa e atual responsável pelas aulas que serão ministradas aos internos, o interesse pela implantação do novo pólo surgiu quando perceberam que era possível levar a educação até a Casa, a exemplo do que aconteceu no Centro de Recuperação Jovens Livres, no início do mês. %u201CCom aquela experiência, compreendemos que a educação não está consolidada somente no âmbito de uma escola, propriamente dita. A partir dessa percepção, entramos em contato com a Direção da EJA, expusemos nosso interesse e hoje podemos contar com mais essa motivação para as pessoas que atendemos%u201D, diz.
Os novos alunos, concentrados, puderam conhecer como funciona a EJA e o tempo de duração dos estudos. Também receberam todo o material escolar, cedido pela Prefeitura Municipal.
Com o conhecimento inicial e material em mãos, a partir dessa semana cerca de 20 alunos já começarão a estudar e relembrar o que já aprenderam e precisam aperfeiçoar. As aulas serão ministradas no período da noite, três vezes por semana e, dependendo da necessidade, terão períodos de retorno à tarde, alternadamente aos trabalhos desempenhados diariamente. %u201CÉ grande a satisfação que sentimos em poder ajudar, principalmente, quem quer ser ajudado. A educação de qualidade é um direito de todos e estamos fazendo valer esse direito em cada lugar em que estruturamos um local de estudo. Nossas expectativas com relação a esse novo pólo são as melhores possíveis, pois implica na valorização da educação, preparação para a vida e construção do futuro%u201D, expõe a Diretora de Ensino da EJA, Maria Esonita Schmitt. Agora a Eja possui 17 pólos que educam cerca de 370 alunos.