CICLO DE DEBATES DISCUTE PLANO DE RECURSOS DA BACIA DO ITAJAÍ
Em alusão à oitava edição da Semana da Água, comemorada de 20 a 28/09, a Prefeitura Municipal de Gaspar vai promover no próximo domingo, 24/09, um passeio no rio Itajaí com a finalidade de coletar o lixo das margens. O passeio terá início às 8 horas nos fundos da empresa SAS Movimentação, no bairro Figueira, e chegada prevista pra às 12 horas na Sociedade Alvorada, no centro da cidade.
O ato simbólico promovido pelo Departamento de Meio Ambiente e Defesa Civil %u201Cservirá para mais uma vez levar cidadãos gasparenses a conhecer a realidade do rio que abastece o nosso município%u201D, enfatiza o Diretor de Meio Ambiente, Diego Moser.
Durante o evento os participantes poderão tirar fotografias, que serão expostas no Sábado na Praça, em outubro. %u201CA comunidade em geral está convidada a participar do evento, onde qualquer tipo de embarcação e disposição para recolher lixo será bem vinda%u201D, convida Diego.
A proposta da Semana da Água deste ano é lançar novos olhares sobre os rios que banham cada um dos 50 municípios da bacia hidrográfica do Itajaí. Com o tema %u201CRios no Meu Município%u201D, este ano a Semana da Água estará voltada para a construção participativa do Plano de Recursos da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, que iniciou em abril de 2004, com a criação da Câmara Técnica de Planejamento do Comitê do Itajaí. Para o Prefeito Adilson Schmitt, o objetivo desta ação é um só: %u201Cdesenvolver atitudes e comportamentos que estejam aliados ao meio ambiente para amenizar o processo de degradação, garantindo melhor qualidade de vida aos moradores da região%u201D.
A primeira etapa desse processo foi a elaboração do diagnóstico e do prognóstico dos usos da água na bacia (técnico e científico), concluída em maio de 2006. A discussão pública começou logo em seguida, por meio das ações da Campanha de Cidadania pela Água no Vale do Itajaí.
Desde então foram promovidos encontros de mobilização e capacitação para professores, técnicos de órgãos públicos e lideranças comunitárias nas 7 sub-bacias. O trabalho envolveu cerca de 500 pessoas.
Os municípios levantaram informações sobre os seus rios e produziram um diagnóstico participativo sobre os usos da água no seu território.
Nas consultas públicas, os resultados dos diagnósticos municipais serão apresentados e dispostos em painéis, passando a integrar o conjunto da bacia hidrográfica. Cada diagnóstico implicará num processo decisório sobre os principais problemas, sobre os desejos para o futuro e sobre as ações necessárias. Desse processo resultarão as demandas comunitárias para o Plano de Bacia. A data para a consulta na região de Blumenau será no dia 28/09. O encontro acontece no SESC Colônia de Férias, em Blumenau, a partir das 9h30.