INCIDÊNCIA DE DEPRESSÃO MOTIVA PALESTRA PARA ESCLARECER POPULAÇÃO SOBRE A DOENÇA

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, promove na tarde de hoje uma palestra sobre depressão, ansiedade e demais dependências. A conversa será conduzida pelo Médico do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Poço Grande, Antônio Augusto Webber. O início da palestra está marcado para as 14h, na Capela Santa Clara.


Segundo informações do médico Augusto Webber, o que motivou o PSF a realizar a palestra é a alta incidência da doença na região. %u201CMuitas vezes as pessoas vem até a unidade de saúde reclamando de dores de cabeça, dores nas costas, palpitações que perduram. E elas não percebem que esses sintomas fazem parte de um problema maior que é a depressão. Sendo assim não adianta tentar tratar os sintomas isoladamente, quando o que é preciso é um tratamento maior, mais abrangente, e é isso que pretendemos esclarecer na tarde de hoje%u201D, elucida o médico.


Entre os temas abordados estão a origem da ansiedade, a influência que a vida pessoal da pessoa tem sobre a doença, como ela se manifesta no organismo, como as pessoas reagem a ela, a influência dos medicamentos e a necessidade de se ter um tratamento ou atividade alternativa como a psicoterapia, o contato espiritual e práticas físicas como a dança. %u201CO que as pessoas precisam entender é que o medicamento é só parte do processo, isoladamente não surte efeito. É necessário que a ação de combate à doença ocorra de forma integrada%u201D, alerta o médico Augusto Webber.

Sobre a Depressão %u2013 A depressão é um distúrbio do humor que se caracteriza por um sentimento intenso de tristeza e perda de energia, além de mudanças de apetite, alterações do sono, cansaço, dores crônicas, diminuição da auto-estima e, nos casos mais severos, idéia de suicídio. Acomete entre 10 e 15 milhões de brasileiros, na proporção de duas mulheres para cada homem. Tem origem num desequilíbrio entre três neurotransmissores (noradrenalina, serotonina e dopamina), causado por predisposição genética, fatores ambientais (morte de pessoa querida), oscilações hormonais, abuso do álcool, entre outros. O tratamento alia terapia a antidepressivos.