VIGILÂNCIA PROMOVE AÇÃO NO “DIA D” DE
Com o objetivo de orientar a população sobre os riscos de transmissão da Dengue, profissionais da Vigilância à Saúde da Prefeitura Municipal de Gaspar promoveram no último sábado, 18/11, o %u201CDIA D%u201D, Dia Nacional de Combate ao Mosquito da Dengue. Os profissionais realizaram uma exposição de fotos, cartazes, gráficos e trabalhos de alunos referentes ao tema %u201CDengue, o problema é de todos, a solução também%u201D, distribuíram folders e, ainda, camisetas alusivas ao tema para os visitantes.
Segundo a Diretora da Vigilância à Saúde, Elke Moser, a ação é importante para conscientizar e informar a população sobre os perigos causados pela doença, principalmente nesta época do ano. %u201CCom a chegada do verão e o início da temporada das chuvas, a dengue volta a ser uma ameaça à saúde. Para se evitar a doença faz-se necessário intensificar as ações de prevenção e combate ao vetor da dengue, o mosquito Aedes Aegypti %u201D, ressalta. Cerca de 150 visitantes estiveram na Praça aderindo à campanha de combate à dengue. Mais de 500 folders foram distribuídos à comunidade.
De acordo com informações da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, o mosquito transmissor da dengue se adaptou às áreas urbanas das cidades e vive preferencialmente dentro das casas ou perto delas, uma vez que lá encontra melhores condições para sua reprodução: sangue humano e depósitos com água. Pode se proliferar em qualquer lugar que acumule água limpa (caixas d” água, cisternas, latas, pneus, cacos de vidro e vasos de plantas), %u201Cdaí a importância de manter os terrenos limpos, sem acúmulo de água%u201D, alerta a Diretora.
A medida se faz necessária principalmente para manter a cidade de Gaspar livre da Dengue. No início deste ano, apenas dois focos de larvas do mosquito transmissor foram encontrados na região do bairro Poço Grande, mas nenhum caso da doença foi registrado. %u201CA Vigilância Ambiental realiza um trabalho diário de prevenção, para evitar a presença e principalmente a proliferação do mosquito no município, por isso podemos comemorar os bons resultados%u201D, finaliza Elke Moser.