CAMPANHA PARA DISTRIBUIÇÃO DE RESÍDUO DE FUMO COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA

  Começa nesta segunda-feira, dia 26, a campanha para distribuição de resíduo de fumo da Prefeitura Municipal de Gaspar, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. (Epagri) e com a Souza Cruz S/A. Os agricultores gasparenses interessados em utilizar o resíduo em suas lavouras devem comparecer na setor de Tributação da Prefeitura Municipal (Rua Cel. Aristiliano Ramos, Praça Getúlio Vargas, s/n) para realizar a inscrição.

Conforme o Engenheiro Agrônomo da Prefeitura, Henrique Pires, o resíduo de fumo serve como adubo orgânico para as plantações, pois contém fósforo, nitrogênio, potássio, cálcio, magnésio e micronutrientes, sendo utilizado em diversas culturas.  Serão inicialmente disponibilizados dois caminhões por produtor, com capacidade de 12 metros cúbicos cada.

Entretanto, o Engenheiro alerta: "Por ser um resíduo orgânico, alguns cuidados devem ser tomados para distribuição na lavoura. O resíduo não deve pegar umidade, pois exala um cheiro forte, deve ser armazenado longe das casas, escolas e cursos de água e usado somente em áreas rurais. Além disso, a distribuição deve ser rápida na lavoura para incorporar-se ao solo". Segundo Pires, no momento em que o produtor realiza a inscrição para o recebimento do produto, ele assina um termo, comprometendo-se em utilizar o resíduo de forma correta. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3332 2990 ou 3332 2138, ramal 257.