Caso vereadores aprovem, Altona pode se instalar em Gaspar

CASO VEREADORES APROVEM, ALTONA PODE SE INSTALAR EM GASPAR 

Na tarde de ontem (15/05), o Prefeito Municipal de Gaspar, Adilson Schmitt, o Vice-Prefeito, Clarindo Fantoni, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Maurílio Schmitt, o Presidente da Associação Comercial e Industrial (ACIG), Samir Buhatem, e o Vice-Presidente da ACIG, Cassius Finder, participaram de um encontro com o Diretor Presidente da Electro Aço Altona e Presidente da FIESC, o Engenheiro Alcantaro Correa.

Nesse encontro o Prefeito Adilson Schmitt apresentou ao Presidente da Alatona o novo Plano Diretor do Município de Gaspar, destacando a área reservada para o distrito industrial, localizado entre os bairros Poço Grande e Barracão.

O Prefeito colocou o município de Gaspar à disposição para servir há empresa, que procura um local para realocar seu parque fabril. Atualmente a Altona está sediada em um bairro de intensa habitação populacional em Blumenau, por isso o interesse na transferência do parque.

Segundo informações do Secretário de Planejamento e Desenvolvimento, a empresa procura por um local livre de enchentes, que seja próximo às BRs 101 e 470, e aos portos de Itajaí e Navegantes. Outro fator determinante seria a possibilidade de utilizar o rio Itajaí-Açú como meio de ligação do novo parque fabril aos portos e rodovias.

A Electro Aço Altona emprega atualmente 1100 pessoas e produz peças para as principais empresas de equipamentos rodoviários e hidrelétricas. Hoje, a empresa necessita de uma área de 800 mil metros quadrados, além de energia e acessos. E o Distrito Industrial de Gaspar é um dos locais mais adequados ao novo parque fabril da empresa, principalmente por não existir implicações ambientais, ou seja, agressão ao meio ambiente.

Nos próximos dias a equipe de engenheiros da Altona deve visitar o local e analisar se a estrutura está dentro das necessidades da empresa para transferência do parque fabril. Para o Prefeito, este já é um fator positivo. "Estamos esperançosos de que a empresa possa vir dispor de local adequado e logística para instalação do parque no município de Gaspar. Esta é a vantagem de se ter um Plano Diretor bem elaborado. A cidade atrai empresas que possam absorver a mão de obra e trazer retorno ao município".

Tendo em vista que grandes negócios estão sendo iniciados no município em função de Gaspar poder receber empresas do porte da Altona é que o Poder Executivo encaminhou à Câmara de Vereadores Projeto de Lei para análise que anula e suplementa verbas, para que existam recursos disponíveis para iniciar a implementação do distrito Industrial. "Quando se trabalha junto, Gaspar só tem a ganhar", enfatiza Adilson Schmitt. O Projeto deve ser levado para discussão em Audiência Pública na tarde de hoje, às 18h30, no Plenário da Câmara.