Prefeitura incentiva projeto troque lixo por livro

PREFEITURA INCENTIVA PROJETO TROQUE LIXO POR LIVRO 

A Presidente do Instituto Evoluir, Cristina Marques, e o Vice-Presidente, Edmilson Lima, apresentaram na semana passada ao Prefeito de Gaspar, Adilson Schmitt, o projeto Troque Lixo por Livro, coordenado pelo Insituto. A intenção dos promotores do projeto é conquistar o apoio da Prefeitura Municipal na continuidade do projeto que hoje é apoiado pela Bunge Alimentos.

O Lixo por Livro tem o objetivo de incentivar a leitura e a consciência ambiental dos alunos do ensino fundamental de 1ª à 4ª série da rede municipal, estadual e particular de ensino, que periodicamente trocarão um quilo de lixo reciclável pelo exemplar de um livro de uma coleção especialmente desenvolvida para o projeto. A coleção patrocinada pela Bunge é composta por treze livros que abordam os mais diversos assuntos em forma de histórias infantis, em proximidade com o mundo e a linguagem infantil. Ao completar a coleção o aluno também ganha um CD composto por canções culturais que vem encartadas nos livros.

O projeto também contempla os professores, que da mesma forma podem trocar o lixo pelo livro "Alfabetização ao Alcance de suas Mãos", da autora Juliana Fischer. Para os educadores, o Troque Lixo por Livro prevê ainda a realização de oficinas com a autora do livro sobre alfabetização e com as autoras das obras infantis Cristina Marques e Nanda Toledo.

O valor que é arrecadado com a venda do lixo retorna para a escola para ser investido em benfeitorias. Ao final do projeto é feita a prestação de contas das instituições de ensino e a mensura dos resultados, dos indicadores quantitativos, qualitativos e das melhorias que ocorreram na escola, na aprendizagem das crianças e na relação delas com a literatura.

Até agora, 28 mil livros já foram distribuídos às quatro mil crianças que participam do projeto. A meta é de 55.900 livros distribuídos. No ano passado, em parceria com a Hering, em Blumenau, o Instituto levou às crianças mais de 132 mil livros.

Com a parceria da Bunge o Troque Lixo por Livro encerra em outubro. E foi a vontade de Cristina de continuar a desenvolver o projeto na cidade que a colocou em contato com a Prefeitura Municipal. A proposta é de que a Administração auxilie na confecção dos livros. Para essa fase, uma nova coleção deve ser pensada, enfatizando a cultura do município e o meio ambiente, com ênfase na questão do saneamento básico, tema que a cidade começa a discutir. Nesta nova coleção, também deve ser dada preferência aos escritores gasparense no trabalho com os textos.

Pela iniciativa, a Presidente do Evoluir, Cristina Marques, já recebeu do SEBRAE Nacional o prêmio Mulher Empreendedora, e agora é finalista do prêmio concedido pela revista Claudia. "Quero poder nesta nova etapa o trabalho que estamos fazendo em Gaspar. Apesar de outras cidades de outros estados já terem demonstrado interesse pelo projeto, queremos dar preferência à nossa região. E estamos otimistas, porque com ele a criança tem no livro uma moeda cultural, a partir do momento que ela associa que um quilo de lixo vale um livro. Esta também é, para algumas crianças, a oportunidade de ter acesso a um livro só seu pela primeira vez", expõe Cristina.

A Prefeitura agendará nas próximas semanas uma reunião com os escritores de Gaspar e visita à empresas que podem ser parceiras no Projeto. "Temos que gerar a oportunidade de iniciativas como essas em nosso município, que geram benefícios e crescimento cultural", acrescenta o Prefeito de Gaspar, Adilson Schmitt.