Gaspar participa de discussão sanitária na Bahia
Promovido pelo Centro Colaborador em Vigilância Sanitária no Instituto de Saúde Coletiva da UFBa, em parceria com a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), aconteceu em Salvado (BA), de 13 a 15 de junho, o Seminário Nacional de Avaliação da Descentralização em Vigilância Sanitária: Avanços, Dificuldades e Perspectivas.
Com a participação do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e o Grupo Temático de Vigilância Sanitária da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (GTVisa-ABRASCO), o Seminário deste ano teve o objetivo de avaliar o processo de descentralização da vigilância sanitária, identificar avanços, fatores facilitadores e dificuldades, visando contribuir com subsídios para a formulação das políticas voltadas para a organização dos serviços e implementação das ações de vigilância sanitária, fundamentais à consolidação do SUS e reversão do modelo assistencial.
Presente ao evento, a Coordenadora da Vigilância à Saúde, Ana Lídia Schramm da Silva, o Seminário foi bastante proveitoso. "Percebemos que na maioria dos 300 municípios participantes, os problemas são iguais e geralmente voltados à infra-estrutura de trabalho. Por isso, elaboramos uma carta para a Anvisa com algumas reivindicações, solicitando inclusive o maior apoio da instituição e orientação mais efetiva sobre o trabalho que desenvolvemos nos municípios", conta.