Comad realiza palestra sobre para professores da rede municipal de ensino
O Conselho Municipal Antidrogas promoveu uma palestra para os professores da rede municipal de ensino na manhã desta terça-feira, 19/06. O evento faz parte da programação da Semana de Bem Com Vida e tem como objetivo informar os professores e a comunidade sobre os perigos das drogas.
Após o encontro, em parceria com a orientadora pedagógica e a diretora da unidade escolar, os professores farão um levantamento sobre a atual situação da escola no que diz respeito às drogas, elaborando assim um projeto de prevenção. "Isso é importante para que levemos em conta as necessidades da escola e com isso, se evite a morte de alunos por falta de cuidado", diz o presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Ernesto Hostin.
A palestrante, Maria Bonatti, Coordenadora Pedagógica do Conselho Estadual de Entorpecentes, afirma que a articulação entre o conselho estadual e o municipal é de extrema importância para debater políticas públicas antidrogas. "Quando se tem um programa em rede de proteção, a droga não tem como existir", garante. O vice-prefeito de Gaspar, Clarindo Fantoni, concorda com Maria. "A escola é um local de aprendizado e são os professores que têm a missão de educar as nossas crianças e adolescentes".
Muitas são as histórias de adolescentes que utilizam drogas na escola. A Secretária de Educação, Elke Moser, expôs o relato de uma aluna do EJA que procurou a professora para contar que o pai havia sido preso, pois era traficante. Quem sente esta realidade na pele são os educadores da rede municipal, como Giana da Costa, professora da Escola Dolores Krauss. "Na nossa escola quase não há casos assim, mas ouvimos experiências como essas em outras redes de ensino. Esse evento é muito importante para nos aperfeiçoarmos. Precisamos aprender a lidar com os alunos, conscientizá-los dos malefícios das drogas", revela.