Surto de rubéola preocupa Secretaria de Saúde
A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal pede a todos os gasparenses que nunca efetuaram vacinação contra a rubéola, que se dirijam a uma Unidade de Saúde do Município para receber uma dose da vacina.
É preciso que a população seja imunizada, para não correr o risco de se contagiar com a doença. Por isso, devem tomar a vacina todos aqueles que nunca receberam uma dose da tríplice viral, que tenham entre 01 e 49 anos de idade, exceto gestantes. "Devem se imunizar principalmente aqueles que forem viajar para outro Estado do país, ainda mais para o Rio de Janeiro, onde está acontecendo um surto da doença", comunica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Angelita Wisbeck. O recomendado é que a pessoa receba a vacina 10 dias antes de viajar.
No Rio de Janeiro já existem 1000 casos notificados e mais de 450 confirmados. A maior preocupação é com o deslocamento dos catarinenses para participar dos jogos Pan-Americanos, que iniciam no próximo mês.
A Rubéola apresenta como sintomas manchas vermelhas pelo corpo, febre alta, ínguas na região do pescoço, entre outros. "Quem apresentar estes sintomas deve procurar uma unidade de saúde para ser diagnosticado, pois estes sintomas também caracterizam doenças como o sarampo, mas na grande maioria dos casos, é rubéola", alerta a enfermeira.