Expo Gaspar pode contar com a presença de alunos empreendedores do Honório Miranda
Formar jovens empreendedores. Esta é a proposta do Programa Junior Achievement, que procura educar alunos do Ensino Médio na prática sobre o funcionamento e estrutura de uma empresa.
Os alunos do Colégio Honório Miranda aceitaram o desafio e desde abril estão envolvidos no Programa. Mas para participar, além de ser estudante, cada jovem precisa ter boas médias escolares e, o grupo, de uma empresa que aceite monitorar e orientar os alunos nas diferentes áreas trabalhadas: produção, recursos humanos, finanças marketing e vendas. A parceira do Colégio Honório nesta empreitada é o Grupo Lince.
Entretanto, ainda falta o principal: o que produzir e o capital para produzir. Em uma reunião e uma análise de grupo, surgiu a idéia de fabricar almofadas. Até aí, tudo bem. Mas como levantar o capital? Nesse ponto começa-se a despertar o empreendedorismo dos 26 alunos integrantes do Programa no Honório. A próxima etapa a vencer era conquistar acionistas dispostos a investir na mini-empresa. No total, 100 ações foram vendidas a R$ 8,00 e com os R$ 800,00 levantados, nasceu a Almofadas Dream.
O material para produção é pouco, e de baixo custo. Zíper, tecido, forro e fibra. Tudo é feito pelos alunos, que se reúnem todas as quintas-feiras, das 18h30 às 21h30 no próprio Colégio para trabalhar no Programa. "Somente a costura é terceirizada, porque não disposmos na instituição escolar do maquinário próprio para poder costurar o material", explica o Analista de Recursos Humanos, Carlos Renato Goedert, Analsita de RH da Plasvale.
A mini-empresa tem capacidade para produzir até 50 almofadas por dia de trabalho, porém não utiliza todo o potencial, devido à demanda. Desde abril, quando iniciou, a Almofadas Dream já comercializou mais de 170 almofadas, vendidas na própria escola, em feiras, entre outros. O objetivo dos jovens empresários agora é participar da Expo Gaspar, que acontece de 12 a 15 de julho. Para isso, as alunas e Diretoras de Marketing, Daniele Almeida e Jéssica da Costa, estiveram na Prefeitura Municipal apresentando sua produção e buscando informação e apoio para participar da exposição.
"O preço das almofadas varia de R$ 15,00 a R$ 20,00. Optamos por fazer um produto com mais conforto que possibilite ao consumidor deitar e até dormir no sofá", explica o Monitor de Administração e Finanças, Pedro da Silva, Assistente Administrativo e Financeiro do Grupo Lince.
No dia 30 de junho a mini-empresa de Gaspar estará expondo sua produção durante todo o dia no Shopping Neumarket, em Blumenau. Em agosto a empresa encerra suas atividades e tem como meta até lá poder gerar um retorno financeiro de 100% aos acionistas que acreditaram no Programa e na capacidade de dinamismo dos alunos.
Outra iniciativa do grupo de alunos, incentivada pelos monitores, é o recolhimento de impostos. "Estamos incentivando os alunos a coletar impostos como uma empresa legalmente instituída faria. O dinheiro, que está sendo guardado, ao final do Programa será doado para uma instituição a ser definida pelos alunos", enfatiza o monitor Pedro da Silva, que se mostra bastante contente com os resultado obtidos até agora. "Nosso objetivo é fazer com que eles aprendam e acredito que a cada dia conseguimos esses resultados". Resultados confirmados pela aluna Daniele Almeida: "É um aprendizado para a vida toda, que nos faz pensar e entender o futuro".