Concurso de Bandas e Fanfarras encantará público no final de semana

Concurso de Bandas e Fanfarras encantará público no final de semana

 

Acontece no próximo sábado, 07 de julho, o Concurso de Bandas e Fanfarras de Gaspar, a partir das 8h30, no Ginásio da Escola de Educação Básica Frei Godofredo, no bairro Sete de Setembro.

O Concurso de Bandas e Fanfarras de Gaspar, tradicional na cidade, chega a sua 21ª edição, trazendo para o Município bandas e fanfarras de diversos estados brasileiros, como Paraná e Rio Grande do Sul. O Departamento de Cultura da Prefeitura estima que 1,5 mil pessoas, entre músicos e instrumentistas, participem do Concurso que contará com a apresentação de 28 corporações.

Entre os critérios de avaliação dos jurados, estão a uniformidade e o garbo (forma de marchar). Ao todo, os músicos disputarão em três categorias e 15 modalidades. Uma das categorias refere-se à faixa etária dos participantes: infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto. Na técnica concorrerão as bandas de percussão sem lira, de percussão melódica simples e de percussão coreógrafa. Na categoria especial fanfarra se enfrentam as fanfarras simples tradicional, simples marcial e com uma válvula. E na categoria especial banda, disputam a vitória as bandas marcial, musical de marcha e de concerto. Os três primeiros lugares de cada categoria serão premiados com troféus.

Com o Concurso, os organizadores pretendem "estimular não só a organização das corporações musicais, como incitar a cultura artístico-musical nos jovens, como incentivar o espírito de responsabilidade, de boa conduta disciplina e respeito aos semelhantes", explica João Bohn, músico da Banda São Pedro que todos os anos participa e auxilia na organização do Concurso, ao lado de outro idealizador, Rui Zimmermann.

Para Rui, o número expressivo de corporações musicais de Gaspar presentes nas escolas estaduais e municipais é um dos fatores que auxiliam na difusão do Concurso e da cultura das bandas e fanfarras. "Existe uma determinante mobilização dos nossos jovens que participam efetivamente destas corporações. A vontade deles de se aprimorar nesta arte, eleva o nível do nosso Concurso e alavanca a divulgação social".