Conferência de Saúde define proposta para fase estadual e elege novos conselheiros

Conferência de Saúde define proposta para fase estadual e elege novos conselheiros

 

Com o tema "Saúde e Qualidade de Vida: Políticas de Estado e Desenvolvimento", aconteceu ontem (18/07/07) a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Gaspar promovida pela Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, no Salão Cristo Rei. O encontro, segundo a Secretária da pasta, Márcia Sganzerla, permitirá a participação efetiva da sociedade, que tem o dever de colaborar para a definição das propostas a serem executadas pela Secretaria no biênio 2008/2009.

A programação do encontro contou com a presença da médica sanitarista da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Selma Loch, que ministrou a palestra referente ao tema principal da Conferência.

Depois, as cerca de 200 pessoas participante foram divididas em três oficinas temáticas, para discutir sobre os desafios para efetivação do direito humano à saúde no século 21 – estado, sociedade e padrões de desenvolvimento, políticas públicas para a saúde e qualidade de vida – o SUS na seguridade social, e a participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde.

Ao final das oficinas, foram apresentadas as propostas de cada grupo, que dentro da temática das oficinas discutiram também a necessidade de reabertura urgente do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e de manter um pronto atendimento funcionando 24 horas. Além destas, mais 17 propostas foram aprovadas na tarde de quarta-feira. Entre elas, algumas inovadoras, como desenvolver atividades extracurriculares para o exercício pleno e integral da saúde nas escolas, igrejas, praças, etc, para crianças, pais, adolescentes e pessoas de todas as idades. Esta seria complementar a outra proposta, de realizar educação em saúde permanente nas escolas.

Os profissionais da saúde e representantes da sociedade também consideraram importante criar um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), definindo políticas para a saúde do trabalhador e a inclusão de ações terapêuticas complementares como acupuntura, fitoterapia, homeopatia, etc, a disposição da população. "São propostas e sugestões que farão a diferença na saúde do município", acredita o Prefeito Municipal de Gaspar, Adilson Schmitt.

As propostas seguirão para a Conferência Estadual de Saúde, através dos delegados escolhidos durante a 6ª Conferência Municipal de Saúde, Anair Muller, Jocenira Oliveira Waltrick  e Antônio Augusto Webber.

Durante a Conferência, também foi realizada a votação do Conselho Municipal de Saúde. 24 novos conselheiros foram eleitos, 12 titulares e 12 suplentes, que permanecem no Conselho pelos próximos dois anos.

"Agradecemos aos nossos patrocinadores e as pessoas que ajudaram este dia a acontecer, Ivanilde Rampelotti e Sindicato Rural, Nina e Elfi, agentes comunitários de saúde, Bebidas Melatto, Ricardo Sganzerla, Jornal Cruzeiro do Vale, Ana Lídia Schramm da Silva, a palestrante Selma Loch, Assessoria de Imprensa da Prefeitura e toda a Comissão Organizadora", finaliza a Secretária de Saúde, Márcia Sganzerla.