Plano de Melhoria de Qualidade de Vida e Ambiental começa a ser discutido em Gaspar

Plano de Melhoria de Qualidade de Vida e Ambiental começa a ser discutido em Gaspar

 

Na última semana a equipe de Saneamento da Prefeitura Municipal de Gaspar, em parceria com o Departamento Ambiental da Bunge Alimentos e o SAMAE, promoveu um workshop no Centro de Divulgação Ambiental da Bunge Alimentos para discutir os potenciais e possíveis idéias para a realização do Plano de Melhoria de Qualidade de Vida e Ambiental no município de Gaspar.

Com duração de dois dias, o workshop abordou com as mais de 30 entidades convidadas, o tema Gaspar, Cidade Coração do Verde do Vale. A intenção era definir as possíveis ações que Gaspar poderá desenvolver a fim de atingir um município verde, ou seja, ambientalmente correto.

"Queremos abranger várias idéias, opiniões e meios para maior eficiência na elaboração do Plano", destaca a Coordenadora de Saneamento de Gaspar, Fernanda Eberhardt.

Para otimizar os trabalhos, as entidades foram ouvidas em grupos com interesses semelhantes. Agora serão levantados os dados de cada encontro, os problemas e soluções apontados, para ser elaborado um projeto de atuação de curto, médio e longo prazo.

Entre as principais questões definidas como deficitárias de soluções adequadas estão a do lixo, a preservação das nascentes, a necessidade de uma educação ambiental mais efetiva e uma fiscalização descentralizada quando o assunto é meio ambiente. Em setembro um fórum deve ser realizado para discutir novamente o assunto em âmbito municipal, "já que a preocupação ambiental deve ser uma bandeira defendida por todos nós, que dependemos dos recursos naturais para sobreviver", conclui a bióloga Rosana Fey Probst.