Reaproveitamento de alimentos enriquecem a merenda escolar municipal
Reaproveitamento de alimentos enriquecem a merenda escolar municipal
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, em parceria com as Pastorais da Criança de Gaspar e Blumenau, promove esta semana um Curso de Capacitação com as serventes e merendeiras dos CDIs e Unidades Escolares da rede municipal de ensino para passar conhecimentos práticos de receitas para reaproveitamento integral dos alimentos, evitando desperdícios.
"Muitas vezes a parte mais rica dos alimentos, como cascas e talos são postos fora e na capacitação essa parte também é usada nas receitas para que seja enriquecido o cardápio", explica a nutricionista do Departamento de Alimentação da Secretaria de Educação da Prefeitura, Daniela Wilke.
O Curso de Capacitação ocorre na quinta-feira, 24/07, para as merendeiras e na quinta-feira, 26, para as serventes. "Na falta da merendeiras, quem é responsável pela alimentação da escola ou do CDI é a servente, assim precisamos pensar na qualificação e integração de todas elas", conta a Diretora do Departamento de Alimentação, Dorizete Marchi.
No ano passado as serventes e merendeiras passaram por uma capacitação semelhante, para introduzir também a proteína texturizada de soja no cardápio escolar. Segundo Daniela Wilke, é importante realizar cursos como estes anualmente para preparar qualificar e atualizar as funcionárias para o trabalho. "Até porque algumas das serventes e merendeiras mudam de um ano para o outro e precisam se qualificar até para entender o funcionamento da alimentação escolar", acredita.
Os ingredientes usados no Curso de Capacitação de Reaproveitamento de Alimentos, como frutas, verduras e condimentos, foram disponibilizados pela Secretaria de Educação. Já os equipamentos utilizados, desde a cozinha até os utensílios, foram disponibilizados pela Paróquia São Pedro Apóstolo. A Capacitação acontece no Salão Cristo Rei, na terça e na quinta, no período da manhã.
As responsáveis pela atualização das serventes e merendeiras são as voluntárias da Pastoral da Criança, coordenadas pelas voluntárias Jocenira Waltrick, de Gaspar, e Afonsina Serpa, que há 10 anos é voluntária da entidade em Blumenau. As mesmas receitas que estão sendo ensinadas às funcionárias das escolas e CDIs, Jocenira, Afonsina e as outras ensinam às famílias das crianças atendidas pela Pastoral.
"De certa forma, o curso não só servirá como fonte de alimentação nutricional enriquecida aos alunos e de economia para a Secretaria de Educação, que terá os alimentos repassados às unidades escolares melhor aproveitados, como servirá às próprias serventes e merendeiras de experiência individual para ser aplicado em casa", enfatiza Afonsina.
Para melhor aproveitar o curso de capacitação cada servente e merendeira recebeu do Departamento de Alimentação da Secretaria de Educação um caderno de receitas desenvolvido pela Diretora do Departamento, Dorizete Marchi, e pela Nutricionista, Daniela Wilke. Entre as diversas receitas, compõem o cardápio arroz enriquecido, suco verde, torta com banana, geléia de casca de banana com beterraba, creme de folha de couve-flor, croquete de chuchu, empadão de vegetais, farofa de folhas e talos, pão de folhas e talos, entre outras guloseimas saudáveis e econômicas.