Proposta Curricular do Município começa a ser sistematizada pela Secretaria de Educação
Proposta Curricular do Município começa a ser sistematizada pela Secretaria de Educação
Os oito mestres que desde o ano passado vem trabalhando as formações continuadas com os professores de 1ª à 8ª série da rede municipal de ensino estiveram ontem (24/07) reunidos na Secretaria de Educação da Prefeitura para sistematizar a Proposta Curricular do Ensino Fundamental do Município.
Durante um ano e meio os formadores – Laura Peixoto, mestre em educação da Uniasselvi, Sílvia Pillotto, Doutora em engenharia da produção – artes visuais da Univille, Adonis Marcos Lisboa, Mestre em ciências do movimento humano da Unifebe, Francisco Antonio dos Anjos, Pós-doutor em geografia urbana da Uniasselvi, Márcio Maieski, Mestre em lingüística aplica da Unifebe, Simone Reike Koch, Mestre em Educação da Furb e Uniasselvi, Rosinete Gaertner, Doutora em educação matemática da Furb e Raquel Alvarenga Sena Venera, Mestre em história da Univali – estiveram em sala com os professores, capacitando-os para o trabalho, discutindo a realidade escolar da rede municipal de ensino, elencando prioridades, definindo necessidades e avaliando as expectativas escolares dos alunos usuários da rede.
Agora, todas as informações levantadas serão utilizadas na elaboração da Proposta Curricular do Ensino Fundamental do Município, que será sistematizada pelos mestres das universidades da região. A intenção dos Diretores de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Regiani Zwang e Ântonio Mercês da Silva, e formadores é que a Proposta Curricular, além de um documento, também seja um movimento instalado nessa gestão que tenha continuidade, principalmente a partir dos cursos de formação para os professores.
A Proposta Curricular do Ensino Fundamental do Município é única e contempla todas as disciplinas escolares das séries iniciais às séries finais do ensino fundamental. "Essa sistematização formaliza todo o trabalho que temos realizado com os professores e que tem gerado bons resultados. Os professores modificaram sua postura de educador, padronizaram os conteúdos e o aluno é beneficiado", diz a Diretora de Ensino da Educação, Regiani Zwang. "Principalmente porque se precisar mudar a instituição de ensino, na nova escola ele não terá seu aprendizado interrompido pela modificação do conteúdo, e sim dará continuidade pois encontrará na nova escola o mesmo plano de ensino ao qual já estava habituado e com o qual obtia bons resultados", complementa, Ântonio Mercês da Silva.
Para a formadora e mestre em educação da Uniasselvi, Laura Peixoto, ainda é cedo para avaliar resultados e a maneira como a proposta refletirá nos estudantes. A Doutora em engenharia da produção – artes visuais da Univille, Sílvia Pillotto, concorda com ela. "O que garantir a viabilidade da proposta será a avaliação a ser feita quando ela estiver sendo posta em prática", acredita.
Mas para Silvia, Gaspar já tem muitos pontos positivos ao seu favor e à validade da Proposta, porque ela foi pensada e planejada junto com os professores, ao invés de simplesmente ter sido imposta a eles, como muitas vezes acontece. "O Diferencial desta proposta é que ela foi construída junto com os professores, que são os maiores interessados. Algumas Secretarias apenas elaboram e implementam, e aqui aconteceu o caminho inverso, da reflexão da melhoria do ensino", ressalta.
Os Diretores de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Regiani Zwang e Ântonio Mercês da Silva, acreditam que até novembro deste ano o documento deve estar concluído, mas os Diretores programam o lançamento oficial da Proposta para o início do ano letivo de 2008.