Semana do aleitamento materno orienta sobre benefícios da amamentação
SEMANA DO ALEITAMENTO MATERNO ORIENTA SOBRE BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO
Com o tema "Amamentação na Primeira Hora – Proteção sem Demora", a Secretaria de Saúde de Gaspar inicia as atividades referentes à Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece de 01 a 07 de agosto.
Para os sete dias de conscientização, estão programadas atividades como treinamentos e ações públicas na Praça Getúlio Vargas. Antes de iniciar as ações relacionadas à semana, porém, a equipe da Secretaria de Saúde participa no dia 26/07 de um Treinamento para a Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno no Vale do Itajaí em crianças em idade de vacinação da Poliomielite, nas dependências da Furb. "Os preparativos têm sido feitos de forma que possa esclarecer, informar e divulgar a importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês, mães e família", conta a Secretária de Saúde, Márcia Sganzerla.
A programação da Semana em Gaspar inicia no dia 1º de agosto com um encontro de Atualização em Aleitamento Materno para profissionais de saúde, que tem como local a Secretaria de Saúde. O encontro começa às 7h30 e será coordenado pelo enfermeiro Evandro Isensee.
No dia 7, será feita a divulgação na Praça Getúlio Vargas durante a manhã, através de folder explicativo sobre amamentação e cuidados com o bebê, mãe e família. Os folders serão distribuídos pelas enfermeiras e agentes de saúde da Secretaria.
Também durante toda a semana serão desenvolvidas atividades como grupos e rodas de gestantes nas unidades de saúde do município. E ainda está programada a participação no Encontro sobre Aleitamento Materno, em Brusque.
A intenção da Semana de mobilização do Aleitamento, entre outras, é orientar a população sobre os riscos do desmame precoce, técnicas da extração do leite, lactação e medicamentos, padrões de aleitamento materno e, ainda, sobre os serviços de saúde e a legislação brasileira referente ao tema.
"O leite materno é o alimento ideal para o bebê, pois ele contém todos os nutrientes, anticorpos células e outras substâncias que a criança precisa nos seis primeiros meses de vida. Sem contar que o ato de sucção favorece o crescimento e desenvolvimento da arcada dentária. Não receber o leite materno pode estagnar o crescimento e o desenvolvimento da criança", alerta Evandro.
Fique atento à programação:
26/07/2007 – Treinamento para a Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno no Vale do Itajaí com crianças em idade de vacinação da Poliomielite, na FURB.
01/08/2007 – 07:30 às 9 horas – Atualização sobre Aleitamento Materno na Secretaria de Saúde para profissionais de saúde com o Enfermeiro Evandro Isensee.
07/08/2007 – 9 às 12 horas – Atividade na praça.