EJA de Gaspar é exemplo para municípios da AMFRI

EJA de Gaspar é exemplo para municípios da AMFRI

 

Discutindo Práticas, Produzindo Saberes. Este foi o tema da 1ª Jornada Pedagógica do Fórum Regional de Educação de Jovens e Adultos dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (FREJAMFRI), que aconteceu nos dias 09 e 10 de agosto, em Itajaí.

A primeira etapa do Fórum aconteceu no Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC, e teve como objetivo discutir as multiplicidades de práticas metodológicas em EJA, buscando a troca de experiências para o aprimoramento das atividades em sala de aula; problematizar a área de atuação dentro das configurações atuais da EJA; e registrar as atividades desenvolvidas como forma de produção de saberes e conhecimentos sobre esta modalidade de ensino. 

Além destes temas, os grupos de trabalho formados durante o Fórum também debateram sobre a concepção do sujeito jovens e adultos. "Também abordamos quais saberes são necessários hoje para o aluno ou aluna da EJA e quais as possibilidades de avançar na prática pedagógica, para produzirmos novos saberes e fazeres em nossas instituições de EJA", conta a Coordenadora do EJA em Gaspar, Marileusa Spengler.

No dia 10, o encontro foi no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí onde aconteceu a apresentação de currículos de instituições que compõem o Fórum, levando em consideração a diversidade de práticas e metodologias. Gaspar foi uma das cidades a expor sua experiência na Educação de Jovens e Adultos para mais de 340 educadores de EJA da região da Foz do Rio Itajaí (Penha, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Navegantes, Porto Belo e Bombinhas). O que mais chamou a atenção na proposta de Gaspar foi a metodologia utilizada, de pesquisa. "Nossa proposta é fazer de professores e alunos pesquisadores-colaboradores no processo de ensino-aprendizagem, enquanto os outros municípios trabalham com o sistema de ensino por módulos e apostilas", explica Marileusa. Na seqüência aconteceu a mesa redonda sobre Práticas e saberes dos currículos da EJA na contemporaneidade. O debate encerrou a 1ª Jornada Pedagógica do FREJAMFRI na noite de sexta-feira.