"Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania" é tema de palestra para idoso

"Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania" é tema de palestra para idoso

 

            A Prefeitura Municipal de Gaspar, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou no dia 23 de agosto de 2007, uma palestra sobre "Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania", ministrada pelo coordenador do Grupo de Estudos do Estatuto do Idoso da Furb, Dr. Roberto D. Saut. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde.

 Prestigiaram o evento Rui Zimermman, Assessor de Assuntos da Terceira Idade, Márcia Pontes, Secretária de Desenvolvimento Social e Luis Hening, Presidente do Conselho Municipal do Idoso.  "A palestra foi muito proveitosa. Esclareceu para os idosos e para o conselho vários direitos dos idosos que não tínhamos conhecimento. Deu subsídios para que possamos buscar os direitos deles", afirmou Luis Hening.

O palestrante, Dr. Roberto D. Saut, parabenizou a cidade de Gaspar por possuir um Conselho Municipal do Idoso. "Muitas cidades não tem um conselho próprio. Essa instituição é fundamental para que se garanta a cidadania dessas pessoas", disse.

O Estatuto do Idoso estabelece que aqueles que têm idade igual ou superior a 60 anos, devem viver com qualidade de vida. Acima de 65 anos, o idoso tem direito ao benefício de um salário mínimo, sempre que não possuir meios para garantir sua subsistência e nem meios garantidos pela sua família.