Gaspar terá grupo de apoio a fumantes

Gaspar terá grupo de apoio a fumantes

 

Gaspar está se organizando para combater novamente o tabagismo na esfera municipal. Para isso, hoje, 29 de agosto, Dia Internacional de Combate ao Fumo, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde realizarão uma série de ações combativas, de conscientização e orientação.

A partir das 13 horas a Secretaria de Saúde estará promovendo uma palestra com a psicóloga Juliana Martins Fermina no auditório da Secretaria com foco na qualificação dos funcionários da pasta.

Folderes e cartazes explicativos sobre a lei que versa a respeito dos ambientes livres de tabaco também estão sendo distribuídos para a população nos Postos de Saúde da Família, na Unidade de Saúde de Referência, no Centro, nas escolas, entre outros pontos. O material alerta ainda sobre os riscos que correm os chamados fumantes passivos, pessoas que não fumam, mas estão expostas à fumaça do cigarro porque convivem com pessoas fumantes.

A psicóloga Juliana Fermina é coordenadora de um grupo de orientação a pessoas fumantes que deve começar a funcionar em setembro no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS). Ao grupo será oferecido tratamento médico e psicológico para que seus integrantes parem de fumar.