"Siga a direção do trânsito seguro"
"Siga a direção do trânsito seguro"
Conscientizar crianças e adolescentes sobre os cuidados que devem ser tomados no trânsito. Este é o objetivo da Diretoria de Trânsito de Gaspar ao desenvolver o projeto "Siga a direção do trânsito seguro", que inicia sua segunda fase neste mês de setembro.
O projeto foi apresentado às diretoras das escolas da rede municipal de ensino na manhã desta quinta-feira. Coordenada pelo diretor geral da Ditran, Ciro Quintino, com o apoio de Emerson Andrade, especialista em gestão e segurança no trânsito, a segunda fase do projeto será dividida em dois concursos: de desenho, para os alunos de pré a quarta série, e de redação, para os alunos de quinta a oitava série. Ambos sobre o tema "O Jovem e o Trânsito", proposto pelo Departamento Nacional do Trânsito, Denatran, para a Semana do Trânsito, comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro.
Todas as escolas da rede municipal de ensino participarão da atividade, que pretende envolver cerca de quatro mil estudantes. Os desenhos e redações serão selecionados nas escolas, que enviarão os melhores trabalhos para a Ditran. Estes trabalhos serão expostos na Praça Getúlio Vargas durante a Semana do Trânsito e a comunidade votará e escolherá os melhores trabalhos e os vencedores ganharão uma premiação surpresa.
"Com este projeto estamos cumprindo com o código de trânsito brasileiro, que determina que as diretorias de trânsito desenvolvam campanhas educativas e de prevenção no trânsito", salienta o diretor geral da Ditran, Ciro Quintino.
Materiais como camisetas, bonés e réguas estão sendo produzidos com o tema do projeto. As camisetas e bonés serão utilizados pelos estudantes da Escola Norma Mônica Sabel, que participarão do Desfile de Sete de Setembro representando o projeto "Siga a direção do trânsito seguro".
Primeira fase
A primeira fase do projeto "Siga a direção do trânsito seguro" aconteceu nos meses de março e abril, quando a equipe da Ditran, com o apoio de Emerson Andrade, visitou todas as escolas da rede municipal para ministrar palestras para as crianças, que aprenderam como se comportar no trânsito. O projeto aconteceu nas 12 escolas da cidade e envolveu 4.060 estudantes de pré à oitava série.