Famílias de baixa renda podem realizar sonho da casa própria
Famílias de baixa renda podem realizar sonho da casa própria
O sonho da casa própria pode estar mais perto para as famílias de baixa renda de Gaspar que já possuam terreno. Em uma parceria, a Prefeitura Municipal de Gaspar, junto com a Associação Catarinense dos Sem Moradia (Acasmo) e o Programa Crédito Solidário, está cadastrando as famílias com renda de até cinco salários mínimos (R$ 1900,00) que sejam proprietárias de terreno apto a construir, para levantar a demanda e posteriormente inscrevê-las no Programa Crédito Solidário, que financiará a construção do imóvel.
Para se cadastrar o interessado deve comparecer no Departamento de Habitação da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal, das 7h15 às 13h15, portando carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e a matrícula do terreno. "A Prefeitura está levantando o número de interessados, por ser esta uma possível forma de os cidadão responsáveis conquistarem a sua casa própria. E compete a nós auxiliá-los neste processo", enfatiza o Prefeito de Gaspar, Adilson Schmitt.
Após se cadastrar e inscrever no Programa Crédito Solidário, o candidato ao financiamento passará por uma avaliação do órgão financiador, a Caixa Econômica Federal, e da entidade responsável pela execução da obra, a Acasmo. As casa contempladas pelo Programa tem até 46 metros quadrados, divididos em dois dormitórios, sala, cozinha, e banheiro.
Crédito Solidário – É um programa de financiamento habitacional com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social – FDS que visa atender às necessidades habitacionais da população de baixa renda. Podem participar famílias organizadas de forma associativa e de baixa renda.
O financiamento é concedido diretamente às famílias, a partir de proposta aprovada pela Caixa Econômica Federal, na forma associativa, de acordo com as normas gerais do Sistema Financeiro de Habitação – SFH e do FDS.
Depois da aprovação do empreendimento pela Caixa, são providenciadas as pesquisas cadastrais, as análises de capacidade de pagamento e as entrevistas com os beneficiários apresentados pelo Agente Organizador, de acordo com a documentação pessoal e de renda. A renda mensal pode ser composta por mais de um membro da família. Aprovados os cadastros das famílias, é marcada a data para a assinatura dos contratos de financiamento.