Alunos recebem orientações sobre hortas escolares
Alunos recebem orientações sobre hortas escolares
Dando continuidade ao processo de manutenção das hortas escolares nas instituições de ensino a Secretaria de Agricultura e o Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação realizarão esta semana um dia de treinamento para os alunos da 5ª série que freqüenta o turno escolar vespertino da Escola de Educação Básica Ferandino Dagnoni, que também serão responsáveis pelo cultivo e manuseio das hortas.
O objetivo do projeto das hortas escolares é promover atividades sobre as questões ambientais, alimentar e nutricional, na intenção de criar nas escolas a cultura de uma merenda escolar natural, livre de agrotóxicos. A reeducação e o estímulo à alimentação saudável através do comprometimento do professor com o ambiente também são algumas das propostas da parceria. "Esta ação compromete professores, diretores, alunos e pais na meta de tornar a horta escolar um ambiente vivo, promotor inclusive de estudos e pesquisas aos educandos", diz a Diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Dorizete Marchi.
As orientações do engenheiro agrônomo da Prefeitura, Henrique Pires, serão dadas in loco na escola Ferandino Dagnoni, que cultiva sua horta escolar desde o ano passado. "As hortaliças e legumes cultivados em ambiente escolar se tornam um ingrediente a mais na hora de preparar as refeições, que terão a seu favor uma alimentação saudável, conhecimento sobre as técnicas de preparo dos alimentos e hábitos de higiene", complementa a Diretora do Departamento de Alimentação, Dorizete Marchi.