Oficinas terapêuticas promovem a inclusão social dos pacientes do CAPS

Oficinas terapêuticas promovem a inclusão social dos pacientes do CAPS

 

Quatro vezes por semana o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) promove oficinas terapêuticas para os pacientes que atende. O trabalho é coordenado pela psicopedagoda Maura Rosana Cravançola Moraski que hoje mantém quatro grupos com 10 integrantes cada.

O trabalho engloba várias atividades, como ginástica, produção de artesanatos, pintura em tela e tecido. O CAPS auxilia os usuários a realizarem atividades da vida diária, como: cozinhar, cuidar da casa, fazer compras, pegar ônibus, etc. "Eles aprendem a conviver melhor com a família e com a sociedade", explica Maura.

Os pacientes encaminhados ao Atendimento Psicossocial geralmente apresentam problemas como depressão, esquizofrenia, bipolar, síndrome do pânico, etc. A faixa etária varia de 14 a 64 anos, mas não tem limite de idade para o atendimento. O tratamento envolve o atendimento médico, psicológico e assistente social. "Tem que trabalhar com a família, elevar a auto-estima, a motivação, enfim, abrir um espectro de possibilidades na vida da pessoa", afirma Maura.

Para mais informações, entre em contato com o Centro através do telefone 3332-4602 ou pelo e-mail caps@gaspar.sc.gov.br. A sede localiza-se na rua Industrial José Beduschi, número 99, no Centro.