Crianças do Bela Vista, Jardim Primavera e Figueira também recebem orientação da Saúde Bucal
Crianças do Bela Vista, Jardim Primavera e Figueira também recebem orientação da Saúde Bucal
Seguindo a prática dos Programas de Saúde da Família, integrado também por equipes de saúde bucal, o PSF Bela Vista vem, há um mês, realizando atividades educativas e de orientação com as crianças dos três bairros que atende: Bela Vista, Jardim Primavera e Figueira.
Desde que iniciou as atividades em março, o dentista Dagobert Mühlbach diagnosticou a grande demanda dos atendimentos clínicos realizados na área de odontologia do PSF, como remoção de cárie e de dentes, restauração, entre outros. "Ao todo, o PSF atende mais de seis mil pessoas, contabilizando a população dos três bairros. Por isso, ao invés de diminuir, o fluxo aumenta", conta o dentista.
A solução encontrada por Dagobert para reverter o quadro é a prevenção. Por isso o dentista procura orientar, principalmente as crianças e os pais quanto ao uso do fio dental e outros cuidados necessários com a saúde bucal.
O trabalho é iniciado antes mesmo da primeira infância da criança, enquanto ela ainda está no ventre da mãe, aguardando para vir ao mundo. O dentista Dagobert Mühlbach procura orientar as futuras mamães, nos encontros dos grupos de gestantes. "É a oportunidade que temos de conversar com as mães e informá-las sobre a higienização da criança, a importância da amamentação para o desenvolvimento bucal do bebê, alimentação e outros cuidados com a saúde bucal", acredita.
A parceria com o Centro de Desenvolvimento Infantil Tia Maria Elisa permitiu a equipe de saúde bucal do PSF Bela Vista o contato com as crianças de 0 a 6 anos com dentição em formação. O dentista e a auxiliar de consultório dentário, Candice Daniele Cordeiro, visitam o CDI duas vezes por semana em horários alternados, de manhã e à tarde, para atender a todas as crianças que freqüentam o Centro. "Aplicamos flúor, procedemos a escovação supervisionada e levamos as crianças para conhecer o consultório dentário e se ambientar com os equipamentos odontológicos para perder o medo de freqüentar o consultório do dentista", explica Dagobert.
Em sala de aula, os professores trabalham dinâmicas educacionais com cartazes educativos que estimulam a criança a identificar o que faz mal ao dente e o que é benéfico, para depois debater a questão com a equipe de saúde bucal do PSF Bela Vista.