Gaspar promove mutirão de vacinação nesta semana

Vacinas contra Covid-19, gripe e sarampo estarão disponíveis em diversas ESFs

Sábado, dia 28 de maio, é dia de colocar as vacinas contra a covid-19, influenza e sarampo em dia. A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde vai abrir Estratégias Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina, das 8h às 16h, sem intervalo. Não há necessidade de agendamento prévio. Caso a unidade do bairro não esteja aberta, o usuário pode comparecer na ESF mais próxima da sua casa.

O objetivo da ação é facilitar o acesso às vacinas, além de aumentar o número de pessoas vacinadas nas três campanhas de imunização. A vacinação será destinada a diversos públicos contemplada em cada fase das campanhas distintas.

O secretário de Saúde, Marcos Roberto da Cruz, reforça sobre a importância da vacinação. “A vacinação é sem dúvida a melhor intervenção em saúde pública que temos. É importante que pessoas que fazem parte do grupo prioritário vão até as unidades no sábado e fiquem protegidas. Com a vacinação em dia, conseguimos dar mais atenção em outras doenças e diminuir a procura em atendimentos nas unidades básicas”, pontua o secretário.

As unidades de saúde do Bairro Lagoa e Gaspar Alto não abrirão no sábado, porém terão horário estendido durante a semana para proporcionar a oportunidade de vacinação. Por esse motivo, na quinta-feira a ESF do Bairro Lagoa estará com atendimento até as 19h, O atendimento depois das 16:30 será exclusivo para aplicação das vacinas. No Gaspar Alto o atendimento ocorre das 7h30 às 12h00 e das 13h às 16h30 na sexta-feira, dia 27 com vacinação durante todo o horário de expediente.

Confira quem pode vacinar?

Gripe – Influenza

Idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, professores da rede pública e privada, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência.

Além de caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhador portuário, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penal, população privada de liberdade e ainda adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Sarampo

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores de saúde.

Covid-19

Crianças, jovens, adultos e idosos que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam a terceira dose.

Dose de reforço

A terceira ou a quarta dose deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior. A quarta dose está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 18 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão e idosos com idade acima de 60 anos.

Não há disponibilidade para a vacina Pfizer adulta para pessoas que precisam completar o esquema primário (segunda dose). De acordo com a secretaria de Saúde, já foi solicitado ao Governo Estadual, porém não há previsão de abastecimento.

Salas de Vacinas abertas no sábado:

ESF Barracão: R. João Barbieri, 143
ESF Santa Terezinha: R. Jacob Junkes, S/N
ESF Poço Grande: Rod. Jorge Lacerda, s/n
ESF Sete de Setembro: R. Arnoldo Bernardino de Souza, 75
ESF Centro: R. Augusto Beduschi, 130
ESF Figueira: R. Rio Negrinho, S/N
ESF Gasparinho: R. Fênix
ESF Gaspar Grande: R. José Anastácio da Silva, s/n
ESF Bela Vista: R. Adriano Kormann, 700
ESF Belchior: R. Germano Tillmann, 100
ESF Margem Esquerda I: R. Pedro Simon, s/n
ESF Margem Esquerda II: Rua Projetada 04 do Loteamento Jardim das Arábias, 136 Acesso pela Rua Rodolfo Muller
ESF Coloninha: R. Pref. Leopoldo Schramm