Gaspar intensifica divulgação de informações sobre hanseníase

Em comemoração ao Dia Mundial de Eliminação da Hanseníase, comemorado no dia 30 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Gaspar irá intensificar a divulgação sobre a doença a partir da próxima segunda-feira (30) até sexta-feira (3 de fevereiro).

Cada unidade de saúde será responsável por organizar as atividades qe promovam a informação da população. Além disso, também será realizada inspeções dermatológicas minuciosas em pacientes que apresentem sinais ou sintomas da doença. Os casos suspeitos serão encaminhados ao Programa Municipal Para Eliminação da Hanseníase.

O quê é a Hanseníase?
Hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycovacterium leprae. A enfermidade ataca principalmente a pele e os nervos e pode causar incapacidades físicas, se não for tratada. O tratamento é gratuito, com remédios distribuídos pelos serviços de saúde. Com o tratamento o paciente pode continuar suas atividades em casa, no trabalho e na comunidade normalmente.

Sinais e sintomas:
– Manchas em qualquer parte do corpo, esbranquiçadas ou avermelhadas, com diminuição, aumento ou ausência de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor e ao tato;
– Nódulos (caroços);
– Dor próximo ao cotovelo, joelho e tornozelo; queda de pelos;

Mais informações:
Secretária de Saúde, Honorina da Silva: 3332-2020 ou 8827-0162