Calçadas da São José terão adaptações para deficientes
Na sequência da construção das calçadas da rua São José, obra que compõe a reurbanização do Centro, estão sendo colocados dois tipos de piso tátil para deficientes visuais. Perto do meio-fio, a empresa contratada pela Prefeitura de Gaspar está colocando um piso de alerta, que mostra um obstáculo, e no centro da calçada o piso direcional, que possibilita aos cegos que transitarem pela calçada saber qual caminho seguir.
Segundo a Secretária de Planejamento, Patrícia Scheidt, algumas pessoas estão com dúvidas sobre a questão de acessibilidade da via, pois a empresa está construindo toda a calçada com paver e somente após um trecho pronto fazendo um corte nos tijolos para encaixar o piso tátil. "O procedimento garante a localização padronizada da faixa, já que a calçada tem tamanhos diferentes em determinados trechos", explica Patrícia. O mesmo projeto ainda prevê rebaixamentos nas calçadas e faixas de pedestre elevadas para facilitar a locomoção de cadeirantes.
A instalação do piso tátil faz parte do projeto "Calçada para todos", uma adaptação da Prefeitura de Gaspar à normativa da ABNT sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. As rua São José, São Pedro e Industrial José Beduschi serão as primeiras vias, e a Secretaria de Planejamento pretende continuar o projeto nas principais ruas dos bairros, e posteriormente levar para todo o município.
Mais informações:
Secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Scheidt: 3332-6356 ou 8818-4952