Procon orienta os consumidores sobre greve bancária

O Diretor Geral da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor de Gaspar (Procon) Roberto Procópio de Souza, acompanhado do Servidor Sandro Alexandre Tillmann, foi até as agências bancárias do município devido à greve iniciada nesta terça-feira (6).

Das agências sediadas na cidade apenas a Caixa Econômica Federal e o Banrisul aderiram à greve. Durante o período de paralisação os dois bancos realizarão auto atendimento (caixas eletrônicos) e atendimento normal (saques, depósitos, transferências, consultas e outros). Além disso, o Banrisul fará atendimento na agência apenas para correntistas e uma pessoa por vez dentro do banco e a Caixa Econômica atenderá na agência apenas para casos específicos, mas não realizará atendimentos nos caixas.

O Procon continuará monitorando a greve e, caso mais alguma agência da cidade aderir a greve dos bancários, informará os consumidores.

A coordenadoria presta as seguintes orientações aos consumidores: 

  • Mesmo com a greve o consumidor continua obrigado a efetuar o pagamento de faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança. Já a obrigação da empresa credora é oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.
  • Para evitar a cobrança de eventuais multas e outros encargos, e para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, a orientação do Procon de Gaspar é que o consumidor entre em contato com a empresa e solicite  opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros.
  • O consumidor deve documentar o pedido feito às empresas, enviando e-mail ou anotando o número de protocolo de atendimento telefônico, bem como horário, data e nome do atendente, para que, caso o fornecedor não atenda a tentativa de quitar o débito, possa o consumidor reclamar ao Procon Gaspar. Caso a empresa dê ao consumidor outra opção de pagamento e, mesmo assim, a fatura não seja quitada em dia, o consumidor poderá pagar multa e encargos.
  • É importante que o consumidor não adquira, sem conhecer em detalhes, pacote de serviços oferecidos por bancos, voltados a facilitar a quitação dos débitos durante a greve.

 

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação pode procurar o Procon de Gaspar, na rua Mário Vanzuita, 60, no Centro, ou ainda pelos telefones 151 ou 3332-9539. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Mais informações:
Diretor-Geral do Procon,  Roberto Procópio de Souza:3332-9539 ou 8818-4952