Saúde diminui fila de espera
No início do Programa Gaspar é Mais Saúde, havia uma demanda reprimida de 15.350 consultas. Hoje essa demanda é de 8.772 consulta, uma redução de 42%. Desde o lançamento do Programa, em abril de 2018, a Secretaria de Saúde vem conseguindo diminuir a fila de espera de várias especialidades médicas. É o exemplo de consultas com neurologista, que em 6 meses de programa, teve uma redução de 65%.
No último ano, de abril a setembro, foram realizadas 359 consultas com neurologista. Este ano, no mesmo período, foram realizadas 723 consultas, além de 854 atendimentos com médico endocrinologista, sendo que no ano de 2017, foram realizadas 222.
A fila para consulta com cirurgião geral diminuiu 86%. Foram realizadas 1.746 consultas oftalmológicas desde o início do Programa. No ano passado, de abril a setembro foram 946 consultas. Reduzimos a fila de espera em 73%, sendo o tempo de espera 30 dias, antes, era necessário esperar mais de 1 ano para uma consulta oftalmológica. Hoje a espera para uma ressonância magnética é em média 4 meses, tempo menor que a média do país ou do estado, que é em torno de 8 meses. Antes do Programa Gaspar é Mais Saúde, o tempo de espera para o mesmo procedimento era 2 anos.
Ações em várias áreas
Um grande avanço para a nossa cidade também foram os exames de mamografia que agora são realizados em Gaspar. Antes, a paciente tinha que percorrer 100km para realizar o exame na cidade de Pomerode e aguardar mais de 1 ano por ele, hoje o tempo de espera é cerca de 30 dias para a realização do exame na cidade de Gaspar.
O Programa Gaspar é Mais Saúde também reduziu drasticamente as filas para cirurgias de cataratas. Desde o início do Programa, já foram realizadas mais de 400 cirurgias. Outra fila que reduziu significativamente foi a de pterígio, que causa queimação, sensação de corpo estranho, ardência ocular e olhos vermelhos. Com a realização desses procedimentos, geramos maior qualidade de vida aos nossos pacientes.
Para o Secretário de Saúde, Roberto Pereira, esse é o resultado de uma gestão comprometida com a população, “Nosso objetivo é melhorar cada vez mais, para que nossos pacientes tenha agilidade e resolutividade”.