Secretaria de Agricultura promove visitas técnicas com alunos do curso de Criação de Jundiá

A Secretaria de Agricultura, juntamente com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a Associação dos Aquicultores de Gaspar (Aquipar) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)Campus de Gaspar, promoveram duas viagens técnicas para os alunos do Curso de Criação de Jundiá.

Nessa terça-feira (6) cerca de 20 alunos participaram de uma visita técnica nos municípios de Ilhota e Luiz Alves. Em Ilhota, o grupo visitou a empresa Acquasul, uma das maiores do estado na produção e comercialização de alevinos. Na oportunidade, o proprietário Evandro Schmitt apresentou a estrutura do estabelecimento, os técnicos envolvidos, e os projetos que estão em andamento. O projeto de produção de alevinos de jundiá envolve pesquisadores da Epagri e consta no selecionamento e avaliação de matrizes. Durante a visita, o produtor salientou a importante parceria com instituições na busca de novas alternativas de espécies para desenvolver a piscicultura.

Já no município de Luiz Alves os alunos visitaram o produtor Elton Spigz, que desenvolve a criação de jundiá na sua propriedade, produzindo anualmente mais de 35 toneladas da espécie. O criador falou das dificuldades e oportunidades da piscicultura.

Além disso, no dia 22 de setembro, os alunos do Curso de Criação de Jundiá estiveram no Centro de Pesquisa do Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce (LAPAD) da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

O Laboratório LAPAD desenvolve diversas pesquisas na piscicultura continental, voltadas principalmente para peixes nativos do nosso estado. Uma importante estrutura de pesquisa nas áreas de nutrição, sanidade e manejo são desenvolvidas por professores e pesquisadores. O objetivo da visita foi conhecer as diversas pesquisas que estão sendo feitas na universidade e as transferências de tecnologias para a nossa realidade. Essa visita consta do Projeto de Desenvolvimento da Piscicultura de nosso município.

Mais informações:
Secretário de Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert: 3332-2990 ou 8809-2260.