Gaspar vacina pessoas com 16 anos ou mais

     Nesta terça-feira, dia 14 de setembro, Gaspar amplia a vacinação contra COVID-19 para a população em geral acima com 16 anos ou mais. Além disso, a imunização dos adolescentes com idade entre 12 e 15 anos com comorbidades continua. A ação é realizada no Centro de Vacinação contra COVID-19 na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins das 8h às 14h. No local também estão sendo aplicadas segundas doses e terceira, conforme orientações dos órgãos de saúde.

    A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde reforça que para a faixa etária de 12 a 17 anos é necessário a autorização dos pais ou responsáveis legais. A autorização pode ser verbal ou escrita (modelo no link: https://bit.ly/declaraçãojovens). No momento da vacinação é necessário apresentar documento de identidade com foto e cpf dos jovens e dos pais e comprovante de residência. Para os jovens com comorbidades, é necessária a apresentação de documento, atestado ou laudo que comprove a doença. A vacinação seguirá por faixa etária conforme a disponibilidade de vacinas.

Relação de comorbidades para adolescentes com idade de 12 a 15 anos:

a) Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher, mucopolissacaridoses e outras);

b) Doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias);

c) Cardiopatias congênitas e adquiridas;

d) Doença hepática crônica;

e) Doença renal crônica;

f) Doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave);

g) Imunossupressão congênita ou adquirida (incluindo HIV/Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora devido à doença crônica como doenças reumatológicas e doenças inflamatórias intestinais – Crohn e colite ulcerativa);

h) Hemoglobinopatias (anemia falciforme e talassemia maior);

i) Obesidade grave;

j) Síndrome de Down.

 

    Terça-feira também segue a segunda dose da CoronaVac para quem tem a aplicação programada para até dia 14 de setembro; segunda dose da Pfizer para quem tomou a primeira dose até dia 21 de Junho. A segunda dose AstraZeneca está momentaneamente suspenda por falta de doses, aguarando o recebimento de novas doses. Também segue a aplicação da terceira dose para pessoas com mais de 85 anos que tenham tomado a segunda até o dia 18 de março.