Gaspar é o 1º município da AMVE a adotar a Lei de Ajuda Mútua da Defesa Civil
Enchentes, deslizamentos, alagamentos, entre outros, são algumas das emergências que Gaspar e, suas cidades vizinhas enfrentam com frequência. Por esse motivo, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil, foi o primeiro município da Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE) a adotar a ‘Lei Ajuda Mútua nº 4.142’, que permite auxiliar outros municípios em eventos adversos.
A Lei Ajuda Mútua estabelece, quando necessário, a ajuda em desastres naturais e tecnológicos. Com a norma, fica autorizado legalmente, por exemplo, o uso de máquinas (retroescavadeira), equipamentos, agentes de Defesa Civil, servidores a qualquer município vizinho que esteja passando por alguma situação de emergência.
Para a superintendente de Defesa Civil, Ana Janaína Medeiros, é um momento importante ao órgão. “Atuamos constantemente auxiliando nossos municípios vizinhos em caso de desastres, como foi o caso da tragédia de Presidente Getúlio. Mas, com a legislação a nosso favor, conseguimos estruturar ainda mais essa ajuda e, assim, conseguir preservar ainda mais vidas”, conta Ana Janaína.
“Esta lei, pioneira na nossa região, servirá de exemplo para a área de Defesa Civil dos municípios participantes da AMVE. Nosso desejo é que essa ação seja multiplicada em outras cidades. Será um momento de unir as forças e fortalecer os trabalhos. A troca de informações e ajuda mútua entre cidades próximas pode ser decisiva em um momento desastres. Gaspar tem hoje uma Defesa Civil bem estrutura e com capacidade de atender a nossa cidade e prestar apoio, enquanto sabemos que muitos municípios não têm esses recursos disponíveis. A Ajuda Mútua é uma questão de cidadania e humanidade”, salienta o Prefeito de Gaspar e Presidente da AMVE, Kleber Wan-Dall.
Defesa Civil de Gaspar em destaque
Durante todo o ano a Defesa Civil de Gaspar segue atuando na prevenção de novos desastres. O site oficial da entidade junto com o aplicativo ‘Alerta Gaspar’ consegue enviar informações em tempo real sobre a situação da chuva, tempo, alerta de frio intenso, além de informar aos usuários sobre cotas de enchente através do GPS.
Nos últimos anos a Superintendência de Defesa Civil de Gaspar vem se estruturando cada vez mais e conta hoje com uma equipe multidisciplinar qualificada com engenheiro, geólogo, assistente social, técnicos e mais de 70 voluntários cadastrados e treinados para operações de emergência.