Gaspar segue com saldo positivo na criação de empregos
Gaspar encerrou o mês de setembro com um saldo positivo de 182 novas contratações de emprego, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira, 26 , pelo Ministério da Economia, órgão vinculado ao Governo Federal. No acumulado ano, o município possui um saldo de 2.664, sendo a 13º cidade no estado que mais gerou emprego com carteira assinada em 2021.
O setor de serviços foi o que mais impulsionou o mercado no município, foram 84 novas contratações, em seguida o comércio 46 novas vagas e a indústria com 45. Segundo o Caged, o estoque de empregos (número total de pessoas com carteira assinada) é de 26.778. Em 2021, Gaspar já registrou 14.475 admissões e 11.811 demissões. Até o momento, o melhor mês registrado foi o de fevereiro, com a criação de 910 novos postos de trabalho.
De acordo com o prefeito Kleber Wan-Dall, esses números demonstram a recuperação econômica do município. “A ampliação da vacinação trouxe a diminuição das incertezas, permitindo o retorno gradual das atividades de produção e de consumo, o que promoveu a recuperação econômica em diversos setores, principalmente o de serviços e o do comércio”, observa Wan-Dall.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Renda e Turismo, Pablo Fachini, é por meio da criação de novas oportunidades que o poder público contribui efetivamente com o progresso das pessoas e o desenvolvimento da cidade. “Esse é reflexo de incentivos realizados constantemente visando impulsionar a nossa economia local, seguimos firmes com nossa política de atração de investimentos para instalação de novas empresas em Gaspar. Estamos vendo que o trabalho está surtindo efeito, todos os meses os indicadores econômicos do município avançam”, ressalta.
Caged
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), é um registro administrativo do Ministério da Economia que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários em regime CLT.
A base de dados do CAGED inclui a identificação do nome das empresas e dos empregados, assim como informações sobre contratação e desligamento dos empregados. Essas informações são utilizadas em medidas contra o desemprego.