1º Concurso de Oratória das Escolas de Gaspar elege campeões

    “Celular, a extensão do humano no século XXI” foi o tema da final do 1º Concurso de Oratória das Escolas de Gaspar, que aconteceu na noite de segunda-feira (8), no Salão Cristo Rei. Na ocasião foram premiados os alunos que melhor preencheram os critérios avaliados pelo juri. O concurso foi promovido pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação.

    A oratória, é uma das habilidades que tem o poder de abrir portas profissionais e melhorar os relacionamentos e foi isso que os 11 finalistas, alunos do 8º e 9º ano das escolas municipais e estaduais do município, fizeram ao subir na tribuna e defender o tema proposto. Cada aluno teve de três a cinco minutos para expressar suas ideias e argumentos de forma coerente e concisa.

    A avaliação de cada candidato seguiu critérios como voz, conteúdo da mensagem e apresentação. A mesa de jurados foi composta por especialistas da área como os jornalistas Upiara Boschi, Alexandre Gonçalves e Adriana Krauss, além do advogado Dr. Valmor Beduschi e o presidente da academia de Mon’tAlverne, do Colégio Bom Jesus do Santo Antônio, Heytor Enzo Conradt.

    Após a apresentação de todos os finalistas, foram anunciadas as três vencedoras: em primeiro lugar ficou a aluna da EEB Ferandino Dagnoni, Fernanda Emanuelle Soares, o segundo lugar ficou para a aluna Nathália Alexandra Zimmermann, aluna da EEB Arnoldo Agenor Zimmermann e, Yasmin Ventura Orrtiz, aluna da EEB Vitório Anacleto Cardoso. Além das alunas, os professores orientadores Aline Luiza Simon Camargo, Luciana Ott Michels e Timóteo Antônio Lemos também receberam troféus e prêmios. Todos os onze finalistas receberam certificado e medalha de participação.

    A vencedora do concurso, Fernanda Emanuelle, comemora o resultado. “Estou muito feliz de ter participado do concurso, chegar até a final e ainda vencer. Não é todo dia que nós temos essa oportunidade, gostaria muito de agradecer a todos que me apoiaram minha família, professores e colegas”, conta a primeira colocada.

      O secretário de Educação, Emerson Antunes, enfatiza a importância da oratória ao longo da vida. “Sabemos que a comunicação é um caminho importante para se vender, para integração e criação de vínculos durante a nossa vida. Sabemos que são a partir dessas iniciativas, que nossos alunos estarão disputando uma vaga no mercado de trabalho”, destaca o secretário.

      Adriana Krauss, jornalista e apresentadora agradeceu o convite para ser jurada do concurso. “Foi uma honra participar desse projeto. Saio daqui de queixo caído com o desempenho dos alunos, dos professores e de toda equipe envolvida. E com muito desejo de que um evento como esse se multiplique por toda nossa região”, ressalta.

Premiação

    A primeira colocação recebeu um troféu, medalha e um computador Dell, o segundo colocado recebeu um notebook Lenovo Intel i5 15 e o terceiro colocado a premiação foi um tablet Samsung S7 de 11. Os prêmios serão entregues nas unidades de ensino de cada aluno. Além disso, os professores orientadores também receberão as mesmas premiações.

Programa Conexão Educa Gaspar

    Para aproveitar o evento, o prefeito Kleber Wan-Dall sancionou a lei Conexão Educa Gaspar (Lei nº 4.164) que prevê a promoção de ações que contribuam com o desenvolvimento da educação pública em Gaspar, sob a gerência da Secretaria de Educação.

    O Programa Conexão Educa Gaspar implementará atividades que contribuam para o desenvolvimento de competências entre a comunidade escolar, com intuito de estimular e promover maior qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

     Também ficam instituídos dentro da Lei, os ciclos de avaliações dos diagnósticos do programa Conexão 180º e o concurso Municipal de Oratória.

     “Por meio dessa lei, será possível proporcionar autonomia e confiança para os nossos alunos da rede municipal. Nosso maior foco é melhor a qualidade de educação para que nossos alunos tenham sucesso posteriormente. É por eles que estamos aqui, buscando aprimorar as atividades desenvolvidas em sala de aula”, finaliza o Prefeito Kleber Wan-Dall.

Finalistas:
EEB Zenaide Schmitt Costa
Professor Joel Rosa
Estudante Nathan Floriani

EEB Norma Monica Sabel
Professora Márcia Alves de Siqueira
Estudante Tailania Vitória Vicente Simão

EEB Dolores L. dos Santos Krauss
Professor Luiz Otávio Rebouças Bastiani
Estudante: Brenda Aline Küster

EEB Vitório Anacleto Cardoso
Professor Timóteo Antônio Lemos
Estudante: Yasmin Ventura Ortiz

EEB Ferandino Dagnoni
Professora Aline Luiza Simon Camargo
Estudante Fernanda Emanuelle Soares

EEB Luiz Franzói
Professora Lígia Marli Klein
Estudante Alex Abner Souza Ferreira

EEB Marina Vieira Leal
Professora Rutilene Souza Brasil
Estudante Nicolas Testoni

EEB Frei Godofredo
Professora Jaqueline Gouvêa Pereira
Estudante Luis Cesar da Silva Júnior

EEB Frei Policarpo
Professor Caio Gustavo Pereira
Estudante Mary Hellen Espig

EEB Arnoldo Agenor Zimmermann
Professora Luciana Ott Michels
Estudante Nathália Alexandra Zimermann

EEB Ivo D’Aquino
Professora Elizandra Catarina Pignat
Estudante Aldyni de Almeida Barros