Gaspar continua com serviços de abordagem social
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Assistência Social, com apoio da Polícia Militar, realizou 15 abordagens sociais com pessoas em situação de rua, na noite desta terça (9) e quarta-feira (10). Dessas, 11 são pessoas já estão cadastradas pelos servidores da secretaria, porém se recusam a sair das ruas. Outras quatro pessoas relataram que tinham residência fixa em Gaspar, mas estavam conversando ou descansando nas vias do município.
Na abordagem social, cobertores, bebidas quentes, máscaras para Covid-19 são entregues para pessoas em situação de rua. Além disso, a equipe Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) realiza encaminhamentos para os equipamentos sociais ofertados pelo município, como transporte para local de origem, assistência com eventuais tratamentos de saúde, e cuidados sobre as ruas e avenidas.
O secretário de Assistência Social, Salézio da Conceição, destaca a ação. “Fizemos uma ação realizada de forma correta, de acordo com as normas técnicas da Assistência Social. Tudo foi feito com muito diálogo, pois estamos lidando com cidadãos e seres humanos, sendo tratados com respeito e tendo os seus direitos garantidos”, explica o secretário.
A abordagem social conta com uma equipe multidisciplinar, composta por Assistentes Sociais, psicólogos, Educadores Sociais e agentes das forças de segurança, que atuam identificando as demandas que possibilitam as pessoas em situação de rua uma reinserção familiar e social.