Vigilância em Saúde de Gaspar realiza Dia D contra a Dengue no sábado, dia 20
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde realiza no sábado, dia 20, das 14h às 18h, no Complexo Esportivo Prefeito João dos Santos, o Dia D do combate contra a Dengue. O evento ocorre dentro do Programa Agitação, que acontece no mesmo dia. No local, agentes de endemias do município realizarão orientações sobre formas de prevenção, além de apresentar detalhes sobre os vírus zika e chikungunya, que são transmitidos pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti.
O Dia D ainda busca sensibilizar o gasparense a tirar dez minutos por semana para fiscalizar o próprio domicílio. “Estamos nesse período chuvoso com temperaturas altas e umidade, o mosquito chega à fase adulta rapidamente, podendo levar de cinco a dez dias. Por isso, é importante que uma vez por semana as pessoas verifiquem todo o ambiente de casa” explica Silvania Janoelo dos Santos, secretária de Saúde.
Mesmo diante dos resultados positivos, as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, bem como do zika e chikungunya, continuam sendo desenvolvidas constantemente em todos os bairros de Gaspar. Para continuar com ações preventivas, no dia 27 de novembro será realizada uma ação de limpeza no cemitério do Bairro Santa Terezinha. A ação ocorre das 9h às 12h. Toda comunidade está convidada para participar e contribuir na luta contra a dengue em Gaspar.
Dengue Gaspar
Entre os meses de janeiro e novembro, foram confirmados 108 focos do mosquito transmissor de doenças como, dengue, zika e chikungunya. O número é 225% maior, quando foram contabilizados 31 focos no mesmo período em 2020, além disso, atualmente são 15 casos suspeitos de dengue no município e quatro casos confirmados.
Apesar de comemorar uma redução nos números de focos encontrados nos últimos dois meses, a secretaria de saúde segue mobilizada no combate à proliferação de focos de Aedes aegypti em toda a cidade. “A secretaria segue com ações em todo o município com os nossos agentes de combate a endemias. Além disso, todos os servidores da Prefeitura de Gaspar também se mobilizam diariamente para evitar a reprodução do mosquito da dengue na cidade”, destaca Silvania Janoelo dos Santos.
Prevenção
Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.
Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.